Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia Militar de Sorocaba recebe dez novas viaturas

12 de Dezembro de 2018 às 08:50

Corporação deve ganhar ainda mais 10 motos e um veículo da Força Tática. Foto: Erick Pinheiro

A Polícia Militar (PM) de Sorocaba recebeu nesta terça-feira (11) dez novas viaturas de radiopatrulha, em cerimônia realizada no Comando do Policiamento do Interior (CPI-7). A corporação ainda deve receber mais dez motos nos próximos dias e planeja a chegada de um veículo de Força Tática. Segundo o comandante do CPI-7, coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, a região de Sorocaba recebeu 92 viaturas, distribuídas para cidades como Votorantim, Itu, Avaré, Botucatu, Itapetininga e Itapeva, entre outras.

De acordo com o comandante, a aquisição é um acréscimo efetivo para a frota da corporação. “O 7º Batalhão, ao receber essas viaturas, não retira nenhuma viatura que já está patrulhando. Ao contrário, aumenta essa quantidade”, diz. Os veículos entraram em uso logo após o encerramento da cerimônia, participando de uma Operação Saturação. “Após a entrega, as viaturas já saem daqui executando o policiamento”, afirmou o Major Agrella, do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI). As viaturas são equipadas com rádios digitais, que emitem mensagens criptografadas, que não podem ser interceptadas.

O prefeito José Crespo (DEM) disse que a segurança segue como um desafio e destacou a integração da administração municipal com a PM de Sorocaba. Durante a cerimônia, o comandante do CPI-7 realizou a entrega simbólica das chaves das viaturas ao prefeito e o presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Sérgio Reze, deu a partida em um dos veículos. Em sua fala, o coronel Antônio Valdir ressaltou a importância de reforçar o patrulhamento na região central nesta época do ano, com a intensificação do fluxo de clientes.

Videomonitoramento

O prefeito José Crespo falou sobre a onda de invasões e vandalismo aos prédios públicos, em especial às escolas municipais. De acordo com o prefeito, a Prefeitura pretende investir em videomonitoramento para auxiliar na segurança dos imóveis, método que considera mais adequado, uma vez que manter um funcionário em cada local o tempo todo seria inviável. “A solução é a gente colocar várias câmeras e centros de controle em todos os próprios”, afirmou Crespo.

O último contrato de videomonitoramento da cidade foi encerrado pela Prefeitura de Sorocaba no início de 2017, apontando que o Tribunal de Contas União (TCU) recomendava a medida devido à irregularidades na contratação firmada no governo anterior. Outro procedimento para nova contratação teria sido iniciado por seu governo, segundo Crespo, mas encerrado quando o político foi afastado do Paço Municipal.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a nova licitação ainda será lançada, sendo que nesse momento o procedimento está em tramitação interna no departamento de informática para análise técnica. Os procedimentos que antecedem o início da licitação -- como levantamento das necessidades, análise técnica e programação financeira para formatação do Termo de Referência -- estariam “quase” concluídos.

Galeria

Confira a galeria de fotos