Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia Federal investiga origem de helicóptero com cocaína

22 de Julho de 2020 às 00:13
Jomar Bellini [email protected]

Agentes da PF e da Polícia Civil recolheram pistas para chegar aos traficantes. Crédito da foto: Divulgação / GCM de Ibiúna

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a queda de um helicóptero carregado com drogas na zona rural de Ibiúna, cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Peritos e agentes da PF estiveram no local do acidente nesta terça-feira (21). De acordo com a PF, 246 quilos de pasta base de cocaína foram encontrados dentro da aeronave.

O acidente aconteceu às 13h38 de segunda-feira (20) em uma área de mata na Estrada Municipal do Verava. Imagens registradas por moradores mostram o helicóptero voando baixo antes de cair em meio às árvores. Com o acidente, toda a carga ficou espalhada pela vegetação.

Os peritos e agentes da Polícia Federal permaneceram cerca de três horas no local. Eles procuraram vestígios e informações sobre o acidente e a origem da droga. Peritos do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, da Polícia Civil da capital, recolheram amostras de impressão digital.

A investigação tenta identificar quem eram os ocupantes da aeronave. Segundo a Polícia Militar, piloto e outro homem fugiram pela mata logo após o acidente. De acordo com o relato dos moradores aos policiais e guardas municipais que atenderam a ocorrência, o piloto chegou a oferecer dinheiro para que algumas pessoas ajudassem a retirar a carga e para que não acionassem a PM. O piloto estava com escoriações e usava camiseta camuflada manga longa, calça escura e boné preto.

Sacolas tinham nome de estabelecimento comercial da Bolívia. Crédito da foto: Divulgação / GCM de Ibiúna

Novas imagens divulgadas nesta terça-feira (21) pela Guarda Civil Municipal de Ibiúna mostram que o helicóptero de pequeno porte modelo Robinson R44 II e prefixo PR-GKK ficou destruído após a queda.

De acordo com o comandante da GCM, Marcelo Godinho, equipes da guarda também encontraram objetos que devem ajudar nas investigações. Entre eles uma sacola plástica usada para embalar as drogas, que possui logomarca de um estabelecimento comercial da Bolívia. Os guardas também encontraram uma garrafa plástica com água. O rótulo indica que o produto foi envasado no Paraguai. A polícia deve apurar a relação desses objetos com o caso.

Causa

A investigação da PF também deve indicar a causa do acidente. Uma das possibilidades é de que o helicóptero estaria voando com o peso acima da capacidade. O registro aponta que a aeronave não tinha autorização para taxi aéreo.

Segundo o comandante da GCM, os peritos também avaliam a possibilidade de o helicóptero estar utilizando combustível adulterado. Uma amostra do material foi encaminhada para análise.

O proprietário do helicóptero deve ser chamado para prestar esclarecimentos sobre o uso da aeronave para o transporte da droga. As buscas pelo piloto na região do acidente foram suspensas após a vistoria da Polícia Federal.

O helicóptero deve permanecer na área de mata até que o proprietário providencie a retirada ou a ação seja determinada pela Justiça. (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos