Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia encontra 11 bois mortos em caminhão na SP-127

16 de Março de 2021 às 14:50

Os bois eram transportados em uma carroceria pequena e sem higiene. Crédito da foto: Divulgação/ Polícia Militar Ambiental (16/03/2021)

A Polícia Militar Ambiental encontrou 11 bois mortos na carroceria de um caminhão que trafegava pela rodovia Antônio Romano Schincariol (SP-127), em Tatuí, nesta terça-feira (16). O motorista e o passageiro do veículo foram presos e multados em R$ 120 mil cada, por maus-tratos a animais. Eles também foram autuados por furto de gado.

Segundo a PM, a equipe foi acionada para verificar uma denúncia de transporte irregular de animais e dar apoio para a Polícia Rodoviária no atendimento à ocorrência. O caminhão foi localizado no quilômetro 112,5 da via, na altura do bairro Barro Preto.

Ainda conforme informações da polícia, o veículo transportava 27 bois em uma carroceria com seis metros de comprimento e dois de largura, dividida em duas partes de três metros cada. O espaço, afirma a PM, é suficiente para acomodar apenas dez animais.

O caminhão transportava 27 animais, em um espaço com capacidade para apenas dez. Crédito da foto: Divulgação/ Polícia Militar Ambiental (16/03/2021)

O fato de a carroceria estar carregada com quase o triplo da capacidade, informa a polícia, caracteriza transporte inadequado de animais. Além disso, conforme a PM, eles estavam presos em um ambiente pequeno e sem higiene. Por esses motivos, o condutor e o passageiro do caminhão foram presos.

Questionados, os dois alegaram terem sido contratados por outro homem, chamado de Alemão, para levar os animais de Piraju, cidade situada no sudoeste do Estado de São Paulo, na divisa com o Paraná, até Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. A dupla, porém, disse não saber informar a origem da carga.

Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Tatuí, onde foram autuados por maus-tratos a animais e furto de gado. No DP, após análise, os policiais constataram a morte de 11 animais encontrados no veículo. Segundo a polícia, eles morreram em razão do transporte inadequado, do longo trajeto entre o ponto de partida e o destino final e das más condições de higiene do ambiente onde estavam. Outros quatro bois estavam bastante debilitados. Por conta desses fatores, cada um dos suspeitos igualmente foi multado em R$ 120 mil. Ambos permaneceram presos na delegacia e seguem à disposição da Justiça. (Da Redação)