Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia começa a retirar carros de lagoa em Salto de Pirapora

25 de Setembro de 2020 às 20:51
Ana Claudia Martins [email protected]

Sete carros já foram retirados de dentro da lagoa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/09/2020)

Outra linha de investigação é a suspeita de que os carros foram jogados na lagoa da pedreira desativada por conta do chamado golpe contra seguradoras. (Ana Cláudia Martins) 

A Polícia Civil iniciou ontem (25) a retirada de cerca de quinze veículos que estavam em um lago de uma pedreira desativada em Salto de Pirapora. A suspeita é que os veículos eram “desovados” no local por conta do chamado golpe contra seguradoras. A Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba dará suporte às investigações.

Os trabalhos foram realizados em conjunto com a Defesa Civil de Salto de Pirapora e foram acompanhados pelos delegados Gilberto Montenegro Costa, de Salto de Pirapora, e Fernanda Ueda, da Seccional de Sorocaba, além de representantes da empresa proprietária da pedreira. Uma equipe da perícia técnica da Polícia Civil também acompanhou os trabalhos.

Os carros foram içados por meio de cabos de aço e puxados por um guindaste para serem retirados da água. Depois de retirados, os veículos foram colocados em guinchos e levados para um pátio particular. Os veículos começaram a aparecer boiando na semana passada após o nível da água do lago baixar mais de vinte metros por conta da estiagem e da retirada de água da pedreira para um rio, para ajudar no abastecimento de Salto de Pirapora. Assim que a água baixou e os carros ficaram visíveis, populares se aproveitaram para retirar peças e objetos dos veículos.

Moradores da região e mergulhadores que frequentam pelo menos três pedreiras na região afirmam que a existência de carros nos lagos é antiga. Eles acreditam que os locais eram usados para o descarte de veículos furtados ou roubados em Sorocaba e cidades vizinhas há anos.

A Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese e acredita que possa até existir a atuação de uma quadrilha especializada nesse tipo de golpe, mas as investigações ainda estão na fase inicial.

Identificações

O delegado Rodrigo Ayres, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, que esteve no local no período da tarde, disse ao Cruzeiro do Sul, que após a retirada dos cerca de quinze veículos do lago, seria feito um trabalho de identificação, assim como seus proprietários. Todos os dados sobre os carros, como registros de furto ou roubo também serão levantados.

Segundo o delegado, todos os carros retirados da água serão apreendidos. “A apreensão será feita pela Delegacia de Salto de Pirapora e a Deic vai dar todo o suporte na investigação do caso”, disse Ayres. O trabalho da perícia será feito pela equipe da Polícia Científica de Sorocaba. “A identificação dos carros será feita pelas placas. Os que estiverem sem placa, nós vamos tentar identificar por meio de outros dados, como número do motor, do chassi, do câmbio ou ainda por etiquetas. Após essa identificação é que vamos ter algumas linhas de investigação. Não estamos descartando nenhuma hipótese”, disse.

A Polícia Civil vai identificar também os proprietários dos veículos, assim como os registros de boletins que ocorrência, que foram elaborados, caso existam. No local havia carros com placas de Sorocaba, Ibiúna e outras cidades da região. (Ana Cláudia Martins)