Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia Ambiental apreende pássaros em cativeiro em Sorocaba

27 de Fevereiro de 2021 às 17:44

Nove pássaros silvestres foram apreendidos. Crédito da foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar Ambiental apreendeu nove pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro na rua Margarite Guerra, na Vila Nikkey, em Sorocaba. A ocorrência foi registrada na tarde deste sábado (27). O responsável deverá pagar R$ 4.500,00.

Segundo os agentes, a equipe recebeu uma denúncia de que uma casa mantinha animais silvestres em cativeiro. Ao chegarem no local, os policiais identificaram nove pássaros, sendo três trinca-ferros, um pássaro-preto, dois coleirinhos-papa-capim e três canários-da-terra. Os animais estavam em gaiolas individuais e apresentavam sinais de domesticação, com disponibilidade de água e alimentação adequada. Porém, durante a vistoria, a equipe verificou que duas aves possuíam anilhas com indícios de adulteração, configurando o crime de adulteração e falsificação de selo ou sinal público.

Além desses animais, os policiais localizaram cinco calopsitas e 29 canários-do-reino. Entretanto, eles estavam acomodados em viveiros apropriados e sem sinais de maus tratos. Dessa forma, os fiscais não adotaram providências penais ou administrativas.

Questionado pelos agentes sobre as nove aves, o proprietário não apresentou as notas fiscais ou documentos que comprovassem a origem dos animais. Diante disso, a equipe concluiu que se tratava de guarda doméstica de espécie silvestre, com finalidade exclusiva de estimação, e autuou o proprietário em R$ 4.500,00.

Como os animais não estavam aptos para serem soltos, eles serão enviados ao CRAS PET do Parque Ecológico do Tietê. A ocorrência será apresentada como crime de adulteração e falsificação de selo ou sinal público. (Da Redação)