Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia abre inquérito para apurar obra de posto fixo da GCM em Sorocaba

16 de Janeiro de 2019 às 12:49
Ana Claudia Martins [email protected]

Posto fixo da GCM foi instalado na praça central de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques

A Polícia Civil de Sorocaba vai abrir um inquérito para apurar uma suposta irregularidade de crime ambiental por conta da construção do posto fixo da Guarda Civil Municipal (GCM), construída na praça Coronel Fernando Prestes. O imóvel foi erguido em frente à Catedral Metropolitana de Sorocaba, tombada como Patrimônio Histórico por meio de decreto municipal de 2007.

A investigação será feita pela Delegacia Seccional de Sorocaba, comandada pelo delegado Marcelo Carriel. Isso porque o chefe do Executivo, José Crespo (DEM), tem foro privilegiado -- que é uma prerrogativa do cargo que ocupa.

“Não poderia haver ali qualquer tipo de modificação ou construção"

Segundo Carriel, a Polícia vai apurar a suposta ilegalidade da construção da guarita da GCM nas proximidades da Catedral. “Não poderia haver ali qualquer tipo de modificação ou construção porque existe um decreto da própria Prefeitura de Sorocaba, de 2007, sobre o tombamento da igreja”, afirmou o delegado durante entrevista ao repórter André Fazano, da rádio Cruzeiro FM.

[irp posts="61707" ]

 

Em entrevista na manhã desta quarta-feira (16) à rádio Cruzeiro FM 92.3, o prefeito José Crespo (DEM) disse que não há nenhuma lei que proíba a construção do posto fixo na praça. Ele informou ainda não haver prejuízo do patrimônio histórico e arquitetônico da Catedral.

Pela manhã, um ativista político e cidadão sorocabano registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Seccional de Sorocaba por conta da construção da guarita. De acordo com o documento, Aldry Tessaroto Almenara acusa o prefeito de mandar construir o posto da GCM em local proibido. “No final do ano passado, o chefe do Executivo determinou a construção de uma base da Guarda Municipal praticamente em frente à Igreja Catedral de Sorocaba, cujo prédio é objeto de tombamento, por meio de decreto municipal”, diz um trecho do texto.

https://www.facebook.com/jornalcruzeiro/videos/342865026555464/

Crespo esteve em um evento, também pela manhã, de premiação da nota fiscal sorocabana na praça Coronel Fernando Prestes. No local, ele falou sobre o início dos trabalhos na guarita, que funcionará 24 horas por dia. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, não houve uma solenidade oficial de inauguração do posto, mas durante o evento Crespo falou sobre o assunto.

Para o prefeito, a obra foi feita para melhorar a segurança na região central e ele atendeu a um pedido dos comerciantes da área. O delegado seccional Marcelo Carriel disse ainda que deverá fazer oitivas sobre o caso. Entre as pessoas que deverão ser ouvidas pela Polícia estão o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e também o prefeito Crespo. (Ana Cláudia Martins)