Buscar no Cruzeiro

Buscar

Podcast 'Elas no Poder' retrata a história de mulheres eleitas em Sorocaba

05 de Março de 2021 às 16:23
Kally Momesso [email protected]

Produtora de podcasts irá resgatar a história de todas as mulheres que já passaram pelo Legislativo e Executivo sorocabano. Crédito da foto: Freepik

Uma produtora sorocabana de podcasts lança, nesta segunda-feira (8), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, o podcast Elas no Poder. A estreia ocorrerá durante a sessão solene na Câmara de Vereadores de Sorocaba. O programa independente irá resgatar a história de todas as mulheres que já passaram pelo Legislativo e Executivo sorocabano.

“Elas no poder transforma essas histórias. Nós não queremos somente relatar o que aconteceu, queremos ir além e fazer o ouvinte refletir sobre a quantidade de mulheres que temos no poder e como elas são tratadas dentro das casas de lei e prefeituras. Ouvir essas mulheres foi um passo para entender como chegamos até aqui”, contou Thatiane Silva, idealizadora da iniciativa e proprietária da produtora.

Ao todo, serão 12 episódios, começando em ordem cronológica com a história de Salvadora Lopes, a primeira vereadora eleita da cidade. Entretanto, ela foi cassada e impedida de tomar posse do cargo. Os episódios também apresentarão a trajetória de Iara Bernardi, Diva Prestes, Ana Paula Eleutério, Cidinha Queiroz, Cintia de Almeida, Tânia Baccelli, Neusa Maldonado, Fernanda Garcia, Edith Di Giorgi e Jaqueline Coutinho.

Ao longo dos seus 366 anos, Sorocaba elegeu apenas 11 mulheres, sendo elas oito vereadoras e três vice-prefeitas. Uma delas, Jaqueline Coutinho, se tornou prefeita em 2019, após a cassação do ex-prefeito José Caldini Crespo. Uma mulher nunca foi eleita diretamente para o cargo de prefeita do município. Atualmente, a Câmara de Sorocaba possui duas mulheres em cargos eletivos: Iara Bernardi e Fernanda Garcia. O número representa 10% do total das 20 cadeiras disponíveis.

Elas no Poder conta com a locução de Carol Fernandes e edição e roteirização do jornalista Lucas Monteiro. A cada segunda-feira, uma nova história será contada e publicada nos aplicativos de podcast, como Spotify, Deezer, Apple Podcast, Google Podcast, entre outros. Os episódios igualmente serão publicados no YouTube.

Além do material sonoro, o podcast contará com uma página, na qual serão publicados materiais extras envolvendo as mulheres eleitas. O ouvinte poderá se aprofundar no assunto por meio de fotos, vídeos e livros. (Kally Momesso)