Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plantio de árvores é iniciado ao longo da avenida Itavuvu

04 de Junho de 2020 às 20:53

Plantio de árvores é iniciado ao longo da avenida Itavuvu Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba (4/6/2020)

A avenida Itavuvu vai ficar mais verde. Uma sequência de 617 árvores nativas será plantada ao longo da via, tanto nas calçadas quanto no canteiro central.

O plantio é parte da compensação ambiental pela construção das estruturas do BRT na avenida Itavuvu. Esse acordo com firmado entre o Concessionária BRT e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema).

As árvores são de pequeno, médio e grande porte. Além dessas, na sequência, a concessionária vai plantar mais de 2.500 exemplares em áreas públicas próximas à avenida, como parques e praças.

Espécies

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, entre as espécies utilizadas para o enriquecimento arbóreo da avenida Itavuvu estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira e quaresmeira. A lista contempla ainda o ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, canafístula, pau-ferro, sibipiruna e falso-barbatimão, árvores que irão fornecer floradas com colorações e épocas distintas.

Segundo o governo municipal, a presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos. Também melhora as condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)