Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plano São Paulo fica estável em todas as regiões e governo fala em ‘saída do platô’

14 de Agosto de 2020 às 14:42

Rodrigo Garcia Segundo Rodrigo Garcia, essa é a primeira vez que a ocupação hospitalar fica abaixo de 80% em todas as regiões. Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Sorocaba e outras 47 cidades que fazem parte do seu Departamento Regional de Saúde (DRS) permanecerão na fase 3, amarela, do Plano São Paulo. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (14) pelo vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, que já fala em “saída do platô”, isto é, uma tendência descendente da curva de contágio pelo novo coronavírus.

Conforme a atualização semanal do Plano São Paulo, que estabelece critérios para a reabertura gradual das atividades econômicas, todas as regiões do Estado permanecem sem alterações em relação à semana anterior.

Atualmente, 84% da população paulista está em áreas que estão na fase amarela. As regiões da DRS de Registro, no extremo sul do Estado, e de Franca, no extremo norte, ainda estão na fase 1 (vermelha) que é a mais restritiva. As regiões de Presidente Prudente, Barretos, São José do Rio Preto e o Norte e Oeste da grande São Paulo se mantiveram na fase 2 (laranja).

Embora nenhuma região do Estado tenha subido de fase, Garcia destacou que, desde a implantação do Plano São Paulo, em 1º de junho, essa é a primeira vez que todas elas registraram ocupação hospitalar abaixo de 80%, considerando os dados registrados na última quinta-feira (13). “Na média geral, esse índice é de 57,8% na média geral de ocupação de leitos no Estado”, disse.

[irp posts="281130" ]

 

Queda de óbitos

O vice-governador ressaltou que, pela décima semana consecutiva, a cidade de São Paulo registrou queda de óbitos, tendência que, segundo ele, deve se repetir nas demais regiões do estado de São Paulo.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse acreditar que seguindo a tendência da capital, o restante do estado entra “em período de inflexão” da curva de contágio. “O estado de São Paulo já revela essa saída do platô. Ainda é cedo pra se antecipar, mas isso é uma grande possibilidade. A luz no final do túnel que estamos enxergando”, disse.

Durante a coletiva, Garcia e Gorinchteyn destacaram a ampliação da realização de testes feitos pela rede estadual e em parceria com laboratórios privados que passaram de 1,3 mil por dia em março para 40 mil por dia em agosto.

Ao lado de alguns secretários, Garcia substituiu o governador João Doria, que está em isolamento domiciliar pelo terceiro dia, após ser diagnosticado com Covid-19. Em uma rápida participação, em vídeo, Doria disse que está assintomático e manteve as reuniões virtuais que já estavam agendadas.