Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plano de retomada da economia será apresentado a prefeitos da região nesta 6ª

14 de Maio de 2020 às 12:34
Ana Claudia Martins [email protected]

Prefeita Jaqueline Coutinho participou de evento no Parque Tecnológico de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (14/5/2020)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), afirmou na manhã desta quinta-feira (14) que o plano regional de retomada da economia dos 48 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) será apresentado pelo governo do Estado nesta sexta-feira (15). Segundo a prefeita, ela receberá o documento do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, e em seguida repassará aos prefeitos municipais.

O anúncio foi feito durante o encontre dos prefeitos da região sobre os impactos financeiros provocados nas cidades por conta da pandemia do novo coronavírus, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba.

A prefeita disse que a proposta depende de três aspectos básicos que já foram anunciados pelo governo do Estado para iniciar a retomada da atividade econômica, que são: taxa de isolamento maior do que 55%, redução sustentada do número de novos casos por 14 dias e taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 inferior a 60%.

[irp posts="249832" ]

 

Segundo Jaqueline, o início da retomada da atividade econômica em Sorocaba e nos municípios da região ainda não tem data definida. O plano regional deverá ser conhecido pelos prefeitos municipais, que poderão apresentar sugestões e alterações.

Durante o evento, Jaqueline disse ainda que deverá demorar vários anos para que ocorra a recuperação das economias municipais devido ao grande impacto causado nas economias não só das cidades, como em todo o País e também no mundo. A prefeita afirma que a retomada da economia é importante, mas que é preciso também levar em conta as medidas necessárias para preservar vidas.

Após a fala da prefeita, o evento abriu espaço para que os demais prefeitos participantes apresentassem suas situações e suas sugestões para a retomada da economia regional. Os prefeitos também cobraram do governo do Estado mais diálogo e que o interior paulista receba uma maior atenção do governador João Doria (PSDB).

Jaqueline Coutinho, como representante do Conselho Municipalista da região de Sorocaba, prometeu levar as reivindicações dos prefeitos municipais ao governo estadual. Ela já participou de duas reuniões do Conselho Municipalista para a retomada da atividade econômica na região de Sorocaba.