Buscar no Cruzeiro

Buscar

Placas de alerta a motoristas sobre capivaras na via são instaladas em Sorocaba

15 de Outubro de 2019 às 18:55

Totem de capivaras Placas objetivam evitar atropelamentos de capivaras nas avenidas Dom Aguirre e XV de Agosto. Crédito da Foto: Divulgação/Secom Sorocaba

As vias próximas do Rio Sorocaba, principalmente a avenida Dom Aguirre, estão recebendo placas de alerta a motoristas sobre a presença de capivaras na pista. A medida foi tomada pela Urbes – Trânsito e Transportes e pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) da Prefeitura de Sorocaba a pedido da prefeita Jaqueline Coutinho (PDT).

[irp posts="158329" ]

 

No último dia 28 de setembro, uma capivara foi encontrada morta à beira da avenida Dom Aguirre, provavelmente atropelada. A instalação das placas objetiva evitar esse tipo de acidente, que acontece com mais frequência à noite.

“A ideia com a instalação das placas é informar os motoristas a respeito da presença das capivaras e da necessidade de atenção e redução da velocidade. Acreditamos que com isso podemos diminuir o número de atropelamentos, que ocorrem principalmente no período noturno e podem ser fatal para o animal, e também para nós seres humanos”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota.

As capivaras habitam banhados, margens de rios e lagos e podem ser vistas, vivendo em família, ao longo do Rio Sorocaba. Ao todo, serão instalados onze totens em pontos estratégicos da avenida Dom Aguirre e avenida XV de Agosto, onde há a maior presença dos animais.

Os primeiros painéis a serem instalados estão próximos à Praça Lions e alertam os condutores a sempre redobrarem a atenção e reduzir a velocidade nesses pontos, visto que o atropelamento de uma capivara pode ter sérias consequências para pessoas e animais.

Capivaras

A capivara é o maior roedor do mundo e é nativa da fauna brasileira, se alimenta de gramíneas e vegetação aquática. A espécie possui um corpo robusto e musculoso, coberto por pelos marrom-escuros, que pode atingir cerca de 1,3 m de comprimento e 60 cm de altura.

Seu peso varia, e esses mamíferos apresentam, em média, de 20 kg a 80 kg. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos