Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pista de aeromodelismo é reinaugurada em Sorocaba

18 de Agosto de 2019 às 08:50

O aeromodelismo abrange as atividades de projeto e construção dos aeromodelos e a prática dos voos. Foto: Fernando Abreu / Secom

A pista de aeromodelismo “Ayrton Senna da Silva” foi reinaugurada na tarde deste sábado (17) no Aeroclube de Sorocaba, na zona norte da cidade.

A recuperação do espaço é uma realização de parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC).

[irp posts="151664" ]

 

Em 1994, pouco depois da morte do piloto de Fórmula 1, Aryton Senna, a área de atividades de aeromodelismo foi inaugurada e desde então carrega o nome do piloto que também era aeromodelista. Em fevereiro de 2018 a pista fora desativada para dar lugar ao alargamento da pista de táxi e acesso de aeronaves às oficinas e hangares próximos do local. Porém, a obra não foi levada adiante.

O diretor de Área da Seplan, Telmo Cardoso, explica que, a fim de promover diversos benefícios aos cidadãos sorocabanos, a municipalidade passou a trabalhar em prol da reativação do local. “Após muita luta a Prefeitura de Sorocaba decidiu então recuperar a pista de aeromodelismo e devolveu esse importante equipamento público para a cidade”, salienta.

“Essa atividade promove o exercício de projeto e construção dos aeromodelos, prática dos voos, o espirito de competição esportiva.  É também uma importante ferramenta na formação de profissionais e de cidadãos e no desenvolvimento de tecnologia e negócios”, completa.

A prefeita Jaqueline Coutinho comemora a reinauguração. “Quero parabenizar os aeromodelistas por essa conquista. Foi empolgante ver o entusiasmo dos praticantes e descobrir como esse hobby é um incentivo às crianças e jovens para se tornarem profissionais na área da aviação”, disse a prefeita.

O público esteve no local para conferir a reinauguração. Foto: Fernando Abreu / Secom Sorocaba

De acordo com a secretária de planejamento e projeto, Mirian Zacareli, a pista trará mais entretenimento a Sorocaba. “A cidade ganha quando a administração pública volta seu olhar para incentivar e apoiar a disseminação da prática de atividades como o aeromodelismo, que desenvolve tanto na área do conhecimento de aerodinâmica, como hobby e entretenimento”, pontua.

A cerimônia de reinauguração contou com uma série de homenagens aos envolvidos no esforço da realização desta reativação da pista, além de voos de exibição com o campeão brasileiro de Aeromodelismo Bené Rodrigues.

O evento contou com a presença do ex-prefeito Paulo Mendes, que inaugurou a pista em 1994, o representante da Câmara Municipal, vereador Hudson Pessini, secretários municipais e demais autoridades. (Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos