Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pintura faz temperatura ambiente diminuir até 8ºC em rua de Tietê

21 de Janeiro de 2019 às 13:12

Trecho de asfalto e calçada foi pintado de azul. Crédito da foto: Prefeitura de Tietê

O asfalto e a calçada em frente ao prédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Tietê foram pintados de azul claro. Não se trata de um plano de embelezamento da via pública, mas sim de um projeto piloto para diminuir a temperatura ambiente da cidade.

O resultado foi imediato. Logo após a pintura, a Prefeitura de Tietê registrou uma diferente de até 8ºC entre a área com a cor escura do asfalto e a coberta de azul.

No futuro, a ideia poderá ser ampliada em locais de concentração pública a céu aberto

A iniciativa foi comandada pelo titular da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável de Tietê, George Luis Orsolini Nicolosi. Segundo ele, por enquanto, essa pintura visando o conforto término da população é apenas uma amostra. No futuro, poderá ser ampliada em locais de concentração pública a céu aberto, como ponto de ônibus, posto de saúde, pátio de escola sem cobertura e pista de caminhada.

Essa primeira pintura foi feita na rua do Comércio, uma das vias mais antigas de Tietê. A iniciativa tem chamado a atenção da população e algumas pessoas chegam a colocar a palma da mão no chão para sentir a diferença de temperatura entre a área com asfalto e pintada.

O azul claro pintado no asfalto diminui a absorção do calor. Essa cor recebe a luz do sol e a reflete, diminuindo a temperatura no chão.

[irp posts="67256" ]

 

Outro fator positivo da pintura na cor azul clara é a diminuição do consumo de energia. “As pessoas usam menos ar-condicionado e ventilador quando a temperatura está mais agradável e, consequentemente, há uma queda na conta de luz”, ressalta.

De acordo com Nicolosi, a temperatura média em Tietê durante este verão gira em torno de 36ºC. “Aqui é muito quente e faz muito calor”, diz. Um dos motivos é a pouca cobertura vegetal existente na cidade, distante cerca de 50 quilômetros de Sorocaba.

Por integrar uma Área de Proteção Ambiental (APA), Tietê precisa recuperar a cobertura vegetal arbórea nativa. No ano passado foram plantadas 3 mil árvores no perímetro urbano e, em 2019, dentro do programa de nascentes, o município será obrigado a plantar mais 250 mil mudas de árvores nativas na área rural. (Da Redação)