Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pinacoteca de Sorocaba recebe exposição fotográfica

22 de Novembro de 2019 às 14:43

Reabertura da Pinacoteca de Sorocaba traz exposição de fotografias. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

 

A Pinacoteca Municipal de Sorocaba abre nesta terça-feira (26) a exposição “Hiléia”. A mostra é composta por 55 fotografias de Antonio Saggese, tiradas em viagens pelas matas e igarapés paraenses.

Na mostra, o fotógrafo busca por um olhar diferenciado nas fotos, as quais não se encaixam nem como “fotografia de natureza” e tampouco como documentação ou denúncia, porém exibem uma beleza natural amazônica a partir de imagens fruto de duas séries de trabalho do artista: “Hiléia” e “Yg”.

Na tentativa de capturar os momentos mais significativos da vida amazônica, Saggese colocou-se em meio à mata para construir uma composição de elementos que representassem o local. Como resultado do trabalho, a mostra foi vencedora do Prêmio Brasil de Fotografia na categoria Ensaio Impresso de 2017.

Realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da Associação Cultural de Apoio ao Museu (Acam) Casa de Portinari, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

O artista

Antonio Saggese é graduado em Arquitetura e mestre e doutor em Filosofia (Estética). Dedica-se à fotografia desde 1969. Em 1983/84, foi para Milão para fazer estágio em estúdios de fotografia de móveis e design, além de programas de aperfeiçoamento. Também trabalha como docente em cursos de graduação e pós-graduação.  Atualmente, ainda realiza trabalhos em fotografia nas áreas de arquitetura, design e documentação de obras de arte.

A mostra ficará disponível para visitação até o dia 9 de fevereiro de 2020 e poderá ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A Pinacoteca Municipal está localizada na Rua Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3231-1026. (Da Redação com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="191710" ]