Buscar no Cruzeiro

Buscar

Piedade monta centro de atendimento para casos de Covid-19

28 de Janeiro de 2021 às 10:39

Piedade monta centro de atendimento para casos de Covid-19. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Piedade

A Prefeitura de Piedade inaugurou o Centro de Atendimento à Covid-19 (Ceac). De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as pessoas com sintomas gripais a partir desta quinta-feira (28) devem procurar o Ceac. Casos mais graves serão encaminhados para a Santa Casa.

O Centro está localizado na Praça Coronel João Rosa, 26 (antigo Clube Literário), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O local é arejado e garante mais conforto no acolhimento dos pacientes.

Ao chegar no local, o paciente recebe uma senha e aguarda ser chamado pela enfermagem. Em um segundo momento, é feita a verificação da temperatura e pressão do paciente, além da análise da oxigenação da pessoa (oximetria). Após a checagem dos sinais vitais, a equipe de enfermagem coleta informações sobre os sintomas que o paciente possui.

Em caso de necessidade, a enfermagem pode encaminhar o paciente ao médico ou para o isolamento social. No local, também estão disponíveis dois tipos de testes. O teste swab, realizado com cotonete longo no nariz, identifica o vírus no organismo a partir do quarto dia de instalação. Já o teste rápido, percebe a doença somente a partir do oitavo dia.

A definição do tipo de teste a ser aplicado é feita após coleta e análise das informações passadas pelo paciente. Se a pessoa apresentar sintomas mais graves, ela é levada de ambulância até a Santa Casa de Misericórdia. (Da Redação)