Buscar no Cruzeiro

Buscar

Piedade decreta situação de emergência após rompimento de reservatório

09 de Janeiro de 2020 às 16:46

Piedade decreta situação de emergência após rompimento de reservatório Prefeitura de Piedade tenta minimizar os estragos provocados pela chuva. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Piedade decretou situação de emergência no município. A decisão foi tomada após o rompimento de um reservatório de água.

A barragem foi rompida durante a chuva registrada na madrugada desta quinta-feira (9). A região mais afetada foi o bairro Miguel Russo.

Durante a tarde, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Piedade iniciou um trabalho de cadastramento. O objetivo é saber quantas pessoas foram afetadas pelo rompimento da barragem.

Segundo a Prefeitura, ainda não há um número oficial de desalojados. As pessoas afetadas diretamente pelo rompimento da barragem foram encaminhadas para uma escola.

A Administração Municipal mobilizou equipes de várias diretorias e secretarias municipais. Os funcionários estão no local prestando apoio aos moradores.

Ações da Prefeitura

A Defesa Civil foi acionada às 2h da manhã para socorrer moradores que estavam ilhados. Não há registros de mortes ou de pessoas gravemente feridas.

Piedade decreta situação de emergência após rompimento de reservatório Rompimento de barragem de água afetou várias regiões da cidade. Crédito da foto: Prefeitura de Piedade (9/1/2020)

Por volta das 7h foram destinados ao local equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Transporte para realizar serviços de limpeza. Os locais visitados foram casas, comércios, ruas e um posto de saúde.

O governo municipal executou, de forma imediata, limpeza de tubulação para diminuir o volume de água e evitar o transbordamento de um outro reservatório no local.

A Secretaria de Educação abriu a escola do bairro para alojar os moradores.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou cadastro das famílias atingidas. A pasta está providenciando colchões, edredons e alimentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente informou que a responsabilidade pela autorização e fiscalização da construção de reservatório de acumulação de água é do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee). A Secretaria informou ainda que já acionou o Daee e fez vistoria em outras barragens existentes no bairro, solicitando aos responsáveis a diminuição do nível de água para evitar qualquer tipo de problema, uma vez que ainda existe previsão de chuvas para os próximos dias.

Doação

As pessoas interessadas em fazer doação de roupas e mantimentos podem entrar em contato com a Defesa Civil de Piedade. Os telefones são 153, 199 ou (15) 3244-3947. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Piedade)

[irp posts="161230" ]