Buscar no Cruzeiro

Buscar

Piedade comemora 179 anos com programação festiva

19 de Maio de 2019 às 07:12
Ana Claudia Martins [email protected]

Piedade comemora 179 anos amanhã Piedade agora é Município de Interesse Turístico, e recebe muitos visitantes. Crédito da foto: Divulgação

Piedade comemora seu aniversário de 179 anos nesta segunda-feira (20) com uma programação festiva e obras espalhadas por quase toda a cidade. Segundo o prefeito em exercício, Álvaro Francisco Figueiredo Júnior, conhecido como Júnior JK, somente no recapeamento de estradas rurais estão sendo investidos R$ 5 milhões. Ele destaca ainda as obras de um conjunto habitacional, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), para a construção de 127 casas populares.

O prefeito titular da cidade, José Tadeu de Resende (PSDB), está temporariamente afastado do cargo por licença médica, devendo reassumir o cargo no início de junho.

Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é conhecida pela sua produção agrícola, com destaque para as culturas de caqui, alcachofra e morango. “Atualmente cerca de 70% da economia da cidade gira em torno da produção agrícola. Então, ainda estamos buscando recursos para melhorar as condições das estradas rurais para o escoamento da produção”, destaca Júnior JK. O prefeito aponta ainda que a cultura do morango está crescendo no município e que, em breve, Piedade será também um dos maiores produtores da fruta.

No dia do aniversário da cidade, a Prefeitura de Piedade fará a inauguração da reforma do ambulatório médico, que é a principal unidade de saúde do município. Além disso, os sete postos de saúde municipais também estão sendo reformados. “Vamos entregar a revitalização completa do ambulatório médico de Piedade, inclusive com novos equipamentos, como um novo aparelho de ultrassom”, destaca Júnior JK.

Piedade comemora 179 anos amanhã Júnior JK é o prefeito em exercício. Crédito da foto: Fábio Rogério

De acordo com ele, a Prefeitura também está solicitando ao governo federal a ampliação do Programa Mais Médicos na cidade, já que são quatro vagas, mas no momento o município conta com apenas dois médicos do projeto.

Segundo a Prefeitura de Piedade, a cidade também conseguiu zerar a demanda por vagas de creche com a construção de seis novas unidades, que atendem 1.250 crianças, além da reforma de mais uma unidade. “Também implantamos o ensino integral na rede municipal de ensino, com 30% de atendimento nessa modalidade no município”, afirma Júnior JK. Ele lembrou ainda que obras já foram realizadas na área central da cidade, como recapeamento de ruas e revitalização da Praça de Eventos, ao lado da rodoviária.

Piedade comemora 179 anos amanhã A cidade tem muitas obras em execução, como o recapeamento de estradas. Crédito da foto: Divulgação

Piedade é destaque no turismo regional

A cidade também é destaque no turismo regional e recebeu o título de Município de Interesse Turístico em maio de 2017 do governo estadual. Com isso, recebe recursos estaduais para fomentar ainda mais o turismo local. A cidade possui diversos pontos turísticos como a Pedra do Elefante, o Jardim Oriental, o Parque Ecológico, a Avenida Cerejeira, o Portal das Águas, o Parque Estadual do Jurupará, além da tradicional Festa e Exposição do Kaki Fuyu, que ocorre todos os anos. Além disso, é bastante procurada por quem aprecia o clima de montanha e ar puro, já que está localizada nos altos da Serra de Paranapiacaba.

Programação festiva

Para comemorar os 179 anos, a programação das festividades preparada pela administração municipal começou na sexta-feira (17) e segue até segunda (20), com diversos shows e atrações, na Praça de Eventos, que fica na rua Benjamin da Silveira Baldy, ao lado da rodoviária. O local do evento conta com praça de alimentação das entidades assistenciais da cidade, exposição de produtos locais, artesanatos e atrações culturais. O destaque deste domingo (19) são os shows da Cia#Requebra às 19, Léo Duarte às 20h e o show da dupla sertaneja Teodoro & Sampaio a partir das 22h. Já amanhã o destaque da programação é o show da dupla João Bosco & Vinícius, também a partir das 22h. Todas as atrações são gratuitas. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos