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Pedidos à Ouvidoria Geral do Município crescem 43% em Sorocaba

19 de Janeiro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Pedidos à Ouvidoria Geral do Município crescem 43% em Sorocaba A Ouvidoria recebe reclamações, críticas e sugestões, entre outras demandas. Crédito da foto: Luiz Setti (18/1/2020)

A procura pelos canais de atendimento oferecidos aos sorocabanos pela Prefeitura de Sorocaba teve aumento de quase 43% em 2019 em relação ao ano anterior. Mais da metade das solicitações são feitas por telefone pelo número 156, com 36.780 atendimentos.

Pedidos à Ouvidoria Geral do Município crescem 43% em Sorocaba Claudemir foi em busca de informações sobre solicitação de exames. Crédito da foto: Luiz Setti (15/1/2020)

No total, no ano passado, a Ouvidoria Geral do Município recebeu 60.288 solicitações, entre reclamações, críticas, sugestões, elogios, e outras demandas, contra 42.261 ocorrências em 2018. Segundo levantamento da Ouvidoria, a campeã das solicitações em 2019 foi a manutenção em iluminação pública com 7.713 pedidos.

Em seguida, o serviço de tapa buraco e recapeamento recebeu 3.281 pedidos. A capinação e roçagem em áreas públicas outras 1.868 solicitações, a fiscalização de terrenos particulares, 1.765, e regulação de consultas, exames e cirurgias, 1.370.

Ainda conforme o balanço feito pelo órgão municipal, dos 60.288 pedidos recebidos pela seção, 8.672 foram por WhatsApp e 36.780 atendimentos telefônicos (156). Já a Central de Atendimento Web foi responsável por atender 12.232 pessoas, enquanto que, presencialmente, foram 2.604 munícipes atendidos.

Em 2018, conforme a Ouvidoria Geral do Município, do total de 42.261 ocorrências, as maiores solicitações também foram de manutenção em iluminação pública, com 3.994 pedidos, seguido das solicitações de fiscalização de terrenos particulares (812) e tapa buraco e recapeamento (753). A Ouvidoria afirma que atualmente oito telefonistas, distribuídas em turnos, e duas pessoas no WhatsApp, são responsáveis por atender as solicitações dos munícipes.

Exames e cirurgia

Claudemir Dell Agnelo, 58 anos, procurou atendimento presencial na tarde de quarta-feira (15), na própria Ouvidoria, no 2º andar do Paço Municipal. Ele afirma que apesar de ter decisão judicial em seu favor, ainda aguarda pelo cumprimento de solicitação de exames e de uma cirurgia, ambos na área de oftalmologia, por conta de um problema nos olhos. “Desde outubro do ano passado tenho a decisão judicial e vim aqui para resolver a questão dos meus exames e da cirurgia”, disse à reportagem na ocasião. (Ana Cláudia Martins)

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