fbpx
Sorocaba e Região

Pedala Rio Sorocaba marca o 21º aniversário da APA de Itupararanga

O passeio será feito na ciclovia da avenida Dom Aguirre, a partir do CEA Rio Sorocaba
Pedala Rio Sorocaba marca o 21º aniversário da APA de Itupararanga
O passeio será feito na ciclovia da avenida Dom Aguirre. Crédito da Foto: Divulgação/Secom Sorocaba

A próxima edição do Pedala Rio Sorocaba, marcada para acontecer no dia 1º de dezembro, das 9h às 12h, marcará ao 21º aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.

Leia mais  APA Itupararanga completa 20 anos com programação comemorativa

 

Os participantes percorrerão de bicicleta um trecho da ciclovia da avenida Dom Aguirre, entre o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, passando pela Estação Elevatória e Praça da Biodiversidade.

Em cada parada, um técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) abordará as questões ambientais e as curiosidades de cada local, além da importância da conservação da APA, responsável pelo abastecimento de água de mais de 80% da população de Sorocaba.

O objetivo do Pedala é sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba e à APA Itupararanga. Criada pela lei estadual 10.100, de 01/12/98, e alterada pela lei estadual 11.579, de 2 de dezembro de 2003, a APA é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga.

A unidade protege um manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório.

As inscrições gratuitas para o passeio podem ser feitas a partir de segunda-feira no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), no endereço http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Estão sendo oferecidas 40 vagas. (Da Redação)

Comentários