Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pedala Rio Sorocaba marca o 21º aniversário da APA de Itupararanga

15 de Novembro de 2019 às 23:13

Pedala Rio Sorocaba marca o 21º aniversário da APA de Itupararanga O passeio será feito na ciclovia da avenida Dom Aguirre. Crédito da Foto: Divulgação/Secom Sorocaba

A próxima edição do Pedala Rio Sorocaba, marcada para acontecer no dia 1º de dezembro, das 9h às 12h, marcará ao 21º aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.

[irp posts="49129" ]

 

Os participantes percorrerão de bicicleta um trecho da ciclovia da avenida Dom Aguirre, entre o Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba) e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, passando pela Estação Elevatória e Praça da Biodiversidade.

Em cada parada, um técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) abordará as questões ambientais e as curiosidades de cada local, além da importância da conservação da APA, responsável pelo abastecimento de água de mais de 80% da população de Sorocaba.

O objetivo do Pedala é sensibilizar os participantes com relação ao Rio Sorocaba e à APA Itupararanga. Criada pela lei estadual 10.100, de 01/12/98, e alterada pela lei estadual 11.579, de 2 de dezembro de 2003, a APA é administrada pela Fundação Florestal, órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), e está situada na região da bacia hidrográfica formadora da Represa de Itupararanga.

A unidade protege um manancial com áreas verdes que representam remanescentes vegetais e refúgio da vida silvestre. O rio Sorocabuçu, juntamente com o rio Sorocamirim formam o rio Sorocaba, principal afluente do reservatório.

As inscrições gratuitas para o passeio podem ser feitas a partir de segunda-feira no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), no endereço http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. Estão sendo oferecidas 40 vagas. (Da Redação)