Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passeio gratuito na Locomotiva 58 é opção para o feriado de 12 de outubro

10 de Outubro de 2018 às 10:47

A locomotiva levará 60 passageiros por passeio. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

Nesta sexta e sábado (12 e 13), durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), crianças, jovens, adultos e idosos terão mais uma oportunidade de passear na antiga Locomotiva 58, conhecida como Maria Fumaça. O passeio é gratuito e os ingressos poderão ser retirados na Associação Comercial de Sorocaba (Acso) nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, sendo limitado a dois por pessoa.

O passeio é realizado por iniciativa da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Associação Comercial e Votorantim Cimentos. Serão cinco viagens por dia, com partidas às 11h30, 12h30, 15h, 16h e 17h.

Patrimônio histórico da cidade, a famosa maria-fumaça foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida ficou exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, por mais de 30 anos.

A locomotiva levará 60 passageiros por passeio, com duração de 20 minutos. O trem percorrerá pelos trilhos da Paula Souza até a Vila Hortência. O embarque será realizado na Estação Paula Souza, localizada na rua Dr. Paula Souza, 420, no Centro.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, outras datas já estão agendadas para o passeio de Maria Fumaça: 17 de novembro e 15, 16 e 22 de dezembro.

As 600 passagens serão distribuídas por ordem de chegada. Para retirá-las, o interessado com idade a partir de 18 anos deve apresentar seu RG ou CPF. A Associação Comercial de Sorocaba está localizada na rua da Penha, 535, no Centro, e funciona das 8h às 18h. (Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos