Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passeio de Maria Fumaça celebra o aniversário de Votorantim

30 de Março de 2019 às 11:48

Chegada da Locomotiva 58 animou a manhã dos moradores de Votorantim Crédito da foto: Emídio Marques

A Locomotiva 58 realizou, na manhã deste sábado (30), mais uma viagem experimental como parte das comemorações de 54 anos de instalação do município de Votorantim — data celebrada em 27 de março. Na ocasião foi anunciado que viagens técnicas ocorrerão periodicamente a partir de abril e que os passeios serão abertos ao público mediante inscrição prévia. As viagens serão preparatórias para a inauguração do trajeto turístico, previsto para dezembro deste ano. O evento atraiu moradores de Votorantim e apaixonados pelos trens.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, a Prefeitura de Votorantim e a Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária. O passeio desta manhã saiu da Estação Paula Souza, localizada na rua Doutor Paula Souza, no Centro de Sorocaba, e seguiu até a avenida do Luiz do Patrocino Fernandes, em Votorantim, contando com a participação dos prefeitos das duas cidades. O percurso é estimado em seis quilômetros de extensão.

A ação faz parte do projeto de implantação do Trem Turístico, que promete ligar Sorocaba a Votorantim. De acordo com a Prefeitura de Votorantim, o objetivo do projeto é manter viva a memória ferroviária e preservar o bem histórico mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento.

Os prefeitos José Crespo e Fernando de Oliveira Souza estiveram no evento Crédito da foto: Emídio Marques

Segundo Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, as viagens são necessárias para avaliar diversos aspectos do projeto, como o consumo da locomotiva e satisfação do público. As datas dos passeios e as formas de inscrição ainda serão divulgadas. Serão 60 pessoas por viagem. “ Para que a gente possa saber, a partir dessa amostragem, o que será preciso ajustar ou modificar no momento em que acontecer a inauguração de fato, que deve acontecer em dezembro”, explica. A partir da inauguração a previsão é de que sejam cobrados ingressos para ajudar na manutenção do projeto.

O prefeito Fernando de Oliveira Souza (DEM) afirmou que o projeto é uma conquista junto com a obtenção do titulo de Município de Interesse Turístico. Ele afirmou que a expectativa é que a locomotiva possa fazer o trajeto até a praça Doutor José Ermirio de Moraes até dezembro e até o bairro do Dominguinhos na metade de 2020. Já o trajeto completo previsto no projeto, até Santa Helena, seria alcançado em três ou quatros anos. “A viagem é maravilhosa são 35 minutos de emoção”, afirmou.

O prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), destacou a parceria com a cidade de Votorantim e a novidade. “Faremos passeios regulares, pelo menos uma vez por mês a partir do mês de abril, para que as entidades sociais e as famílias possam conhecer andando essa locomotiva”, disse.

Emoção

Para o público que aguardou a chegada do trem em Votorantim, a ideia de passeios turísticos regulares é bem vinda. Marta Rodrigues, de 60 anos -- acompanhada da neta Manuela de 1 ano e três meses -- conta que nunca andou de trem e que seria uma oportunidade. Edcarlos Macedo da Silva, 37 anos, Gilvanete da Silva, 37 anos e Maria Eduarda, de 9 anos aproveitaram o evento para um passeio em família. O pai contou que a menina conseguiu até tirar fotos dentro da locomotiva.  “Eu só via pelos desenhos, agora que fui ver de verdade”, contou Maria Eduarda.

Galeria

Confira a galeria de fotos