Buscar no Cruzeiro

Buscar

Passageiros fazem teste para coronavírus

14 de Outubro de 2020 às 00:01

Passageiros fazem teste para coronavírus Motoristas dos coletivos e de transporte por aplicativo já foram testados. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (14/7/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes, da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde, está testando para a Covid-19 os usuários do transporte coletivo.

A ação começou ontem (13) e prosseguirá hoje (14), no Terminal Santo Antonio, nos dias 15 e 16 (quinta e sexta), no Terminal São Paulo, e dias 19 e 20 no Terminal Vitória Régia. A coleta de sangue ocorrerá das 7h30 às 12h. Ao todo serão disponibilizados 300 testes por dia totalizando, assim, 1.800 testes disponíveis gratuitamente à população. Trata-se do teste de coleta sanguínea intravenosa, realizados pelo laboratório da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SES).

Poderão submeter-se aos testes crianças, desde que acompanhadas dos responsáveis, e adultos de todas as idades. Para isso, os interessados devem apresentar um documento de identidade (RG, CNH ou CPF) com foto. Já as crianças devem possuir CPF, que precisa ser apresentado no momento da inscrição. “A ação que estamos fazendo nos três terminais é de extrema importância para verificarmos como está a circulação do vírus da Covid-19 na população que usa o transporte coletivo e quantos são aqueles que possuem anticorpos para a doença”, explica Ana Paula Diegues, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes e da Semob, e com apoio da Vigilância Epidemiológica, já testou os trabalhadores do trânsito e do transporte da cidade, incluindo-se os motoristas de ônibus, funcionários da Urbes, entregadores por aplicativo e de motocicleta. O objetivo da ação é checar se os usuários rotineiros do transporte coletivo já tiveram a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas. (Da Redação, com informações da Urbes - Trânsito e Transportes)