Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parte dos supermercados descumpre normas de prevenção do coronavírus

28 de Abril de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Parte dos supermercados descumpre as normas de prevenção do coronavírus Outra norma é sobre a distância que deve ser mantida entre os clientes. Conforme a Prefeitura, precisa ser de 2 metros, mas há locais que estabelecem apenas 1 metro. Crédito da foto: Divulgação

Parte dos supermercados de Sorocaba ainda não se adequou às determinações da Prefeitura de Sorocaba para evitar a disseminação do novo coronavírus na cidade. A reportagem do Cruzeiro do Sul, tomando todas as precauções sanitárias e de segurança, esteve em oito deles, ontem. Em todos foram encontradas situações que fogem da norma estabelecida pelo Executivo sorocabano.

Uma das determinações do decreto municipal, publicado na quarta-feira (22), está relacionada à área de dois metros entre um cliente e outro, em filas de açougue, padaria e caixa, por exemplo. Em metade deles havia alguma irregularidade. Em um deles, o sistema de som anunciava a distância de um metro entre uma pessoa e outra. No chão, a demarcação falava em dois metros, que é o que determina o decreto. Houve estabelecimento sem qualquer demarcação, em especial, nas filas dos açougues.

O decreto municipal ainda determina que sejam instaladas divisórias nos caixas dos supermercados, entre o operador e o cliente. Nesse caso, três dos oito supermercados visitados pela reportagem não tinham o equipamento instalado. O decreto ainda determina que todos os colaboradores usem máscara. Em dois deles o uso era parcial. Em outros dois deles, o uso do objeto estava incorreto, pendurado no pescoço de caixas, repositores e empacotadores.

Outra determinação é que os locais reduzam em ao menos 33% suas vagas de estacionamento. Dos oito estabelecimentos em que a reportagem esteve, em cinco deles havia algum tipo de irregularidade. Em dois deles, até havia o isolamento determinado pela Prefeitura de Sorocaba, entretanto, num percentual menor ao número total de vagas oferecidas.

Em um dos casos, o estabelecimento possui cerca de 90 vagas e apenas seis estavam isoladas. Em outros três, não foi registrada nenhuma restrição e 100% das vagas estavam disponíveis.

Passeio

Muitas famílias e pessoas ainda tratam, neste momento de pandemia, os supermercados de Sorocaba como um lazer. A situação foi registrada pela reportagem em vários estabelecimentos entre quinta-feira (23) e segunda-feira (27). Em muitos casos, inclusive, foi notada a presença de criança e mulheres grávidas nos estabelecimentos. Neles, não havia qualquer restrição para a entrada.

Prefeitura de Sorocaba

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, até a segunda-feira (27), 11 estabelecimentos foram vistoriados na cidade. “Deste total, cinco foram notificados referentes à falta do acrílico, máscaras de funcionários, limitação de vagas no estacionamento e demarcação no chão sobre o distanciamento”, afirma a municipalidade. (Marcel Scinocca)