Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques poderão ter protocolo para reabertura gradual ao público

08 de Julho de 2020 às 00:06

Zoológicos municipais, como o Quinzinho de Barros, terão categoria especial dentro do protocolo. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/4/2020)

O Governo do Estado de São Paulo vai anunciar na sexta-feira (10) um protocolo para a reabertura gradual dos parques. De acordo com o coordenador do Centro de Contingência do novo coronavírus, Paulo Menezes, o protocolo ainda está em fase final de elaboração e será dividido em três categorias: parques urbanos; parques temáticos, incluindo os zoológicos municipais; e os parques de conservação e ecológicos.

A informação foi divulgada no início da tarde desta terça-feira (7) em coletiva de atualização das ações de combate ao coronavírus realizada pela Secretaria da Saúde do Estado e o Centro de Contingência. O coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, citou uma série de pesquisas em todo o mundo para demonstrar que o “nível de contaminação ambiente ao ar livre é pequeno”. Segundo ele, o protocolo a ser anunciado na sexta-feira será baseado “à luz de informações e experiencias de outros países que estão abrindo” os seus parques.

Menezes revelou que, nos próximos dias, o governo estadual também deve concluir um protocolo para a retomada dos jogos de futebol. Sem revelar uma previsão de data para que isso ocorra, ele assinalou que as medidas estão sendo discutidas junto com a Federação Paulista de Futebol (FPF). “Está permitido o treino individual, mas para que as equipes possam voltar a competir é necessário um período de treino coletivo”, ressaltou.

Sorocaba

Em Sorocaba, os parques municipais foram fechados pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) em 17 de março, por determinação da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), como forma de conter o avanço do novo coronavírus. A medida, inicialmente válida por 30 dias, foi prorrogada concomitantemente à quarentena.

Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, entre outros da cidade, estão fechados desde 17 de março. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/4/2020)

Além do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB), seguem fechados o Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira e no Parque Natural Chico Mendes, Parque Natural Ouro Fino, Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade Marco Flávio da Costa Chaves e o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas.

Em 28 de abril, com a mesma finalidade, a Prefeitura também determinou a interdição de playgrounds dos parques abertos da cidade, com fitas zebradas, no Parque das Águas (Jardim Abaeté), Parque Maestro Nilson Lombardi (Jardim Ipiranga), Parque dos Espanhóis (Pinheiros), Parque da Formosa (Formosa), Parque do Paço (Alto da Boa Vista) e Parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos