Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques naturais de Sorocaba precisam de manutenção

01 de Fevereiro de 2019 às 16:00

Prefeitura diz que o Saae vai verificar a situação do Parque da Água Vermelha. Foto: Fábio Rogério

Dois dos três principais parques naturais de Sorocaba estão deixando a desejar no quesito conservação. O Cruzeiro do Sul recebeu, nesta semana, denúncia relacionada ao despejo irregular de esgoto no lago do Parque da Água Vermelha, no Jardim Europa. A reportagem confirmou a situação e também percorreu os parques Chico Mendes, no Alto da Boa Vista, e Biquinha, no Jardim Vergueiro. No primeiro deles, manutenção e limpeza encontram-se aparentemente em dia. No segundo, há o que se apontar, sobretudo o mato alto.

O cenário mais preocupante é o do Parque da Água Vermelha. O maior problema, porém, é o esgoto que tem partido em direção ao lago. “Tem um funcionário do parque que subiu lá perto de uma mina lá nos fundos. É um lugar praticamente inacessível, mas ele está tentando colocar uma galeria para impedir que o esgoto passe”, comentou. Ontem, a água estava com algumas manchas e o cheiro era forte principalmente debaixo da ponte vermelha que fica ao lado de um quiosque. A vegetação praticamente encobre a placa com o nome do local, que foi alvo de pichação. No interior, o mato alto é predominante em alguns pontos. “Até começamos a limpar, mas com enxada é mais demorado. Precisaria de uma máquina para roçar”, disse uma pessoa que estava trabalhando.

Mato cresce também na frente do Parque da Biquinha. Foto: Fábio Rogério

Sobre o despejo irregular, em nota a Prefeitura informou que “o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) enviou equipe ao local para avaliar a situação e identificar a origem do problema para saná-lo o mais breve possível”. A Prefeitura destacou ainda que serão tomadas as providências quanto à placa pichada e deu previsão de que a roçagem será feita em fevereiro, sem especificar uma data.

No Parque da Biquinha, o verde também dá o tom, em frente à entrada e na parte interna. “Acho que não cortam o mato aqui da frente há pelo menos dois meses. É triste para as crianças que vêm aqui passear nas férias. Está largado”, afirmou a funcionária de um estabelecimento próximo. A previsão de roçagem, segundo o município, também é para fevereiro.

O primeiro parque visitado durante o “tour” pelos espaços foi o Chico Mendes. Nele, a conservação está em dia. O único detalhe observado foi na área onde ficavam equipamentos de uma academia ao ar livre, que parecem ter sido removidos. A Prefeitura informou que foram retirados para manutenção.

Galeria

Confira a galeria de fotos