Parques e espaços de cultura não reabriram
Reabertura do Teatro Municipal está condicionada às orientações do Plano São Paulo. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (5/8/2020)
Uma semana após a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), publicar decreto que autoriza a retomada das atividades de parques e do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) ainda não definiu data para a reabertura. O mesmo ocorre com o Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV) e outros espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura (Secult).
O decreto municipal foi publicado no último dia 4, no Jornal Município de Sorocaba, e levou em consideração a permanência da cidade por 28 dias consecutivos na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo, do governo estadual, que determina a retomada gradual das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a prefeitura, neste momento não está definida uma data para reabertura do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, assim como dos outros parques municipais. “Assim que for definida uma data, a mesma será divulgada”, diz o Executivo.
Da mesma forma, a administração municipal diz que a reabertura do Teatro Municipal está condicionada às orientações do Plano São Paulo, seguindo as normas sanitárias. “Contudo, não há uma data exata para isso”. Segundo a Secult, o cronograma e planejamento preveem que a reabertura ocorra ainda esse ano, para temporadas de final de ano. Vale destacar que o TMTV foi fechado para reformas em dezembro do ano passado, com previsão inicial de reabertura em julho, mas que até agora não foram concluídas.
Quanto a outros próprios administrados pela Secult, como Barracão Cultural, o auditório do CEU das Artes, e Museu Histórico Sorocabano e Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, a pasta informou que “esses espaços estão sendo preparados visando a segurança dos munícipes e servidores, atendendo às normas sanitárias, como instruções ao público, EPIs e outros”, e que em breve as datas de reabertura serão divulgadas.
O decreto municipal também autoriza a reabertura das salas de cinema, mas, até o momento, nenhum complexo da cidade optou por reabrir as portas. Conforme o decreto, no momento, as operações e atividades dessa natureza devem ser restritas às crianças.
O Cineplay, complexo de cinema que fica no Sorocaba Shopping, chegou a anunciar a reabertura de duas de suas oito salas para esta quinta-feira (10), mas acabou voltando atrás por considerar as condições previstas inviáveis.
Por meio de nota, a administração das salas informou que “baseando se no edital de reabertura, teríamos muitas limitações no momento para uma retomada”. O decreto prevê que os estabelecimentos recém-autorizados podem funcionar no máximo oito horas diárias, desde que respeitem o limite de até 40% da capacidade física do local e realizem o controle de acesso. Entre as obrigações também estão a venda on-line de ingressos, a entrada com hora e assentos marcados e a divulgação de informações de prevenção ao coronavírus. (Felipe Shikama)