Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques de Sorocaba terão cursos de férias gratuitos neste mês

01 de Janeiro de 2020 às 13:40

O curso de férias “Aquagito” será realizado de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h, no Parque da Água Vermelha. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), já está programando os tradicionais cursos de férias voltados às crianças e adolescentes nos parques Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Biquinha. Para garantir a vaga, pais e filhos devem ficar atentos, pois as inscrições ocorrerão a partir da primeira semana de janeiro.

As atividades de Educação Ambiental aproveitam esta época de recesso escolar para ensinar crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente. A ideia é proporcionar a eles um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.

De acordo com a Sema, cada parque terá uma programação voltada a uma faixa etária, com temas e propostas diferentes. No Parque da Biquinha e no Parque da Água Vermelha, as atividades serão voltadas às crianças. Já o curso de férias do zoológico será oferecido aos adolescentes.

Férias na Bica

No Parque da Biquinha, a programação do “Férias na Bica” ocorrerá de 8 a 11 de janeiro e será voltada a crianças de 8 a 11 anos de idade, com o tema “Vida de Insetos”. A garotada participará de atividades variadas, como trilhas, oficinas, peça de teatro, bate-papo, jogos cooperativos e uma tarefa social.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição deverá ser feita no dia 3 de janeiro, das 8h às 12h, no próprio parque, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. É necessário que os pais levem no ato da inscrição um documento original da criança com foto (RG ou RA). Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3224.1997.

Aquagito

O curso de férias “Aquagito” será realizado de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h, no Parque da Água Vermelha, para meninos e meninas, de 5 a 8 anos de idade. O tema será “Os Super-heróis da Natureza” e contará com diversas atividades lúdicas, como oficina, bate-papo e brincadeiras.

Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, das 9h às 13h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643.

Animazoo Adolescente

Outro curso de férias será o “Animazoo Adolescente” no Parque Zoológico Municipal, que ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, no período da manhã, e será voltado a adolescentes de 12 a 16 anos de idade, com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. O tema será “Não deixe as cores se apagarem: Todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

Desde 2013, a Azab escolhe um animal para ser símbolo da campanha anual. Este ano seis animais foram escolhidos, retomando as campanhas dos anos anteriores, são eles: a anta, o tamanduá, o mico-leão-dourado, o lobo-guará, o papagaio e o cavalo-marinho. O objetivo será apresentar os animais da Campanha da Azab e entenderem o importante papel que o zoológico de Sorocaba e que outros zoos desempenham em prol da conservação não apenas dos animais, mas da natureza como um todo.

Serão disponibilizadas 40 vagas. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição de 8 a 13 de janeiro, exclusivamente on-line, através do site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins: meioambiente.sorocaba.sp.gov.br. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade de vagas, será realizado um sorteio.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454. (Secom Sorocaba)