Buscar no Cruzeiro

Buscar

Monumento do Parque das Águas é revitalizado em Sorocaba

07 de Novembro de 2020 às 00:01

Parque tem monumento revitalizado A escultura de 12 metros de diâmetro é símbolo do Parque das Águas. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, está realizando a limpeza e repintura da escultura “Criador e Criação”, instalada no Parque das Águas.

Com isso, até a próxima semana, os frequentadores do espaço público, visitantes e mesmo os motoristas que trafegam pela avenida Dom Aguirre, naquele trecho, poderão ver de volta o tom forte e vivo do vermelho original que dá vida ao monumento e que, além da ação do tempo, sofreu com vandalismo por meio de pichações.

O monumento

Uma das obras mais famosas da cidade e que garante a identificação dos sorocabanos com o Parque das Águas, “Criador e Criação” nasceu da criatividade do artista Chico Niedzielski. O monumento em aço pesa 79 toneladas e tem 12 metros de diâmetro. Foi doado à municipalidade pela empresa Jaraguá Equipamentos Industriais que custeou o seu valor de R$ 1 milhão. Instalada e finalizada no segundo semestre de 2011, a obra foi oficialmente inaugurada e entregue à população em 29 de janeiro de 2012. Àquela época, o artista Chico Niedzielski definiu esse trabalho: “É considerado o símbolo da eternidade do tempo e da infinitude do espaço”. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)