Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia impacta no turismo da RMS

24 de Julho de 2020 às 00:01

Pandemia impacta no turismo da RMS Hotéis, restaurantes e vinícolas de São Roque já deixaram de receber, nos últimos meses, cerca de 400 mil pessoas. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (13/8/2015)

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade de adoção de protocolos sanitários, como a proibição de aglomerações, atingiram diversos setores, sendo o turismo um dos mais prejudicados e com chances de reabertura total ainda incertas. Cidades turísticas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como São Roque e Itu, sentem os reflexos do sumiço dos turistas e já pensam em formas de reaquecer o setor quando for possível.

Com vinícolas, restaurantes e uma rede hoteleira acostumada a ter turistas todos os fins de semana, São Roque já deixou de receber, nos últimos meses, cerca de 400 mil pessoas. O número leva em consideração, além da demanda normal, o fluxo do período de férias, festivais de inverno e feriados prolongados. O turismo da cidade corresponde a 30% da economia municipal.

De acordo com o diretor do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer, Márcio Feltrin, os impactos estão sendo drásticos. “Os pontos turísticos ambientais e culturais estão fechados e a rede hoteleira da cidade só atende profissionais a trabalho, como médicos. Os levantamentos ainda estão sendo feitos, mas já estamos sentindo o impacto financeiro no município”, disse.

Feltrin explicou que o Executivo discute com empresários do setor os protocolos sanitários estipulados pela Vigilância Sanitária e pelo Plano São Paulo para a retomada econômica. “Prevemos para este ano uma retomada gradual, observando a evolução da pandemia”, estima o diretor.

Enquanto a situação não se resolve, o setor tem procurado formas de minimizar os efeitos imediatos da pandemia. Bares e restaurantes de São Roque tiveram que adotar ou aperfeiçoar os serviços de delivery e drive-thru para faturar.

Já em Itu, cidade que recebe turistas interessados em atrações históricas ou religiosas, medidas para impulsionar o setor já estão sendo analisadas. Em junho, o Executivo revitalizou a Praça dos Exageros, parque temático criado a partir de um folclore do município e que ganhou fama com o humorista Simplício, que participou do programa “A Praça da Alegria”.

Pandemia impacta no turismo da RMS Em Itu, a recém-revitalizada Praça dos Exageros aguarda o retorno dos turistas. Crédito da foto: Divulgação / PM Itu

“Quando a situação de isolamento imposta pela pandemia passar, acreditamos que a recuperação econômica deve vir em várias frentes. No caso da nossa cidade, que é uma estância turística, esse tipo de investimento é valoroso no aquecimento dessa atividade fundamental para os ituanos”, pontuou o prefeito Guilherme Gazzola (PL).

Em Boituva, que abriga o Centro Nacional de Paraquedismo, os turistas ficaram meses afastados dos saltos de paraquedas e atividades de balonismo. Nesta semana, através de um decreto municipal, a Prefeitura autorizou a retomada das atividades no local, mas apenas para saltos individuais. O centro só pode funcionar com 50% da lotação máxima e medidas excepcionais de higiene e espaçamento.

Segundo a Federação Paulista de Paraquedismo, 200 famílias dependem diretamente do funcionamento do local. Além disso, a entidade destaca que atletas e profissionais da área precisam de regularidade e treinamento para manter equilíbrio sensorial e motor, necessários para a segurança do esporte.

Estado

Os impactos da pandemia do novo coronavírus no turismo estão sendo sentidos em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Secretaria de Estado do Turismo, em uma estimativa que considera um cenário moderado de impacto, o número de turistas pode cair 35,4% neste ano, levando em conta a movimentação doméstica e internacional.

Ainda de acordo com a pasta, dos 46,3 milhões de turistas anteriormente esperados para circular em São Paulo, o Estado deve receber 29,9 milhões em 2020.

Dados do Centro de Inteligência e Economia do Turismo mostram que, em 2019, a região de Sorocaba recebeu 3,1% do volume de turistas do Estado -- o que representou 1,4 milhão de pessoas e lucros de R$ 1,5 bilhão.

Débitos suspensos

O jornal Cruzeiro do Sul noticiou ontem (23) que cidades turísticas do Estado -- como Itu e Salto -- tiveram os pagamentos de débitos com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) temporariamente suspensos.

Segundo a Secretaria de Estado do Turismo, as cidades com esses débitos podem aplicar o dinheiro no combate à pandemia do novo coronavírus. (Erick Rodrigues)

Galeria

Confira a galeria de fotos