Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia altera homenagens a São José, padroeiro dos trabalhadores

19 de Março de 2021 às 00:01

Pandemia altera homenagens a São José São José aparece como uma figura muito atual e necessária para os dias de hoje. Crédito da foto: Ayman Henna / AFP

Considerado o padroeiro dos trabalhadores, protetor da Igreja Católica e das famílias, São José é um dos santos mais queridos em todo o mundo. Assim, ele é homenageado nesta sexta-feira (19), em seu dia. Entretanto, por conta da regressão à fase emergencial, em que os serviços contam com restrição de funcionamento, as igrejas deverão realizar missas de forma virtual.

A paroquia São José Operário contará com a missa tradicional de São José somente on-line. A transmissão será realizada no canal @padrewagner, no Youtube, e também no Facebook da matriz, a partir das 18h. Atendimentos de confissões, bençãos de objetos, distribuição de medalhas e cordões de São José, não serão realizados. A cerimônia ainda deve pedir a intercessão do santo pelo emprego e a economia do País.

A paróquia São José do Cerrado, também terá atendimento virtual. A missa será realizada sem público presencial, com transmissão ao vivo pelo Facebook Paróquia São José - Cerrado - O Carpinteiro, às 7h e 19h30.

Para outras informações sobre os horários e as missas realizadas nesta sexta-feira (19), os fiéis podem entrar em contato diretamente, pelos meios remotos, com as paróquias.

São José e a igreja

De acordo com o padre Flávio Jorge Miguel Júnior, São José é muito importante para a Igreja Católica, ainda mais neste momento pandêmico. “São José é essa figura silenciosa que está sempre a serviço. Ele é o carpinteiro, é o trabalhador e o operário. É muito importante na pandemia, principalmente com essa série de problemas como o desemprego e a fome”.

O padre Arari dos Santos Amorim explicou o motivo pelo qual o intercessor é considerado o patrono mundial da Igreja Católica. “Ele é um exemplo maravilhoso de virtude para todos nós, católicos. Ele é um marido que deu exemplo para as famílias”, afirmou o pároco.

Conforme o arcebispo de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, São José se faz necessário na atualidade. “Ele é uma figura importante de pai, que cuida. Neste tempo em que a gente percebe violência contra a mulher, a figura de São José aparece como uma figura muito atual e necessária para os dias de hoje”, disse o arcebispo. (Da Redação)