Sorocaba e Região

Palestra sobre vestibular e profissão agrada alunos do Politécnico

Atividade é voltada para estudantes do ensino médio
Palestra sobre vestibular e profissão agrada aos alunos
A palestra foi ministrada pela estudante de economia da (USP), Milena La Rubia Acciari. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/8/2019)

O Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), promoveu ontem a primeira palestra de um ciclo que deverá acontecer na unidade educacional até o final do ano. A conversa com alunos que estão concluindo o ensino médio foi com a estudante de economia da Universidade de São Paulo (USP), Milena La Rubia Acciari.

Leia mais  Colégio Politécnico abre as portas para uma viagem ao conhecimento

 

Ao longo de pouco mais de uma hora, Milena abordou temas de extrema relevância para quem está prestes a prestar um vestibular e ingressar em uma universidade. A estudante, que já participa de programas importantes da universidade e já viajou para a China em virtude disso, abriu a apresentação falando sobre as principais dúvidas que surgem no ensino médio e após essa etapa. Morar sozinho e o que cursar estão entre os dilemas.

Dando sequência ao que chamou de bate papo, Milena falou sobre a importância de levar em consideração as áreas de afinidades na hora de escolher uma profissão. Conforme ela, é importante saber onde o futuro profissional se vê trabalhando, se num escritório ou ao ar livre. A avaliação da concorrência, conforme a palestrante, é outra necessidade para quem busca uma área de atuação. Conversas com profissionais da área e testes vocacionais também são importantes, de acordo com ela.

Na sequência, Milena apresentou informações importantes sobre os vestibulares e ainda deu dicas de sites e canais para estudos, além de práticas para tornar o estudo mais eficiente. Ela também falou sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), planejamento para estudos e saúde mental para o período do vestibular. “Não deixe de ir em uma festa em um dia ou no outro. Não deixe de ficar com a família”, recomenda.

Palestra sobre vestibular e profissão agrada aos alunos
Victória Carolina. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/8/2019)

A estudante Victória Carolina Ap. Blumen, de 18 anos, diz que não estava pensando em fazer faculdade, mas que mudou de ideia. “Deu uma luz no que escolher. Estou mais certa agora”, explana. Laís Chagas, de 17 anos, achou incrível a ideia. “Acaba motivando a gente. Foi muito bom ela ter trazido essa bagagem para a gente”, expõe.

Palestra sobre vestibular e profissão agrada aos alunos
Laís Chagas. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/8/2019)

Já a palestrante, que tem apenas 20 anos, diz que a ideia é evitar que ocorram erros nas escolhas. “Foi pensando na falta de orientação, no que não tive que planejei a apresentação”, conta.

A auxiliar de direção Luciane Cristina Durigan comenta sobre o que move a iniciativa no Politécnico. “O objetivo é orientar os alunos para um momento tão complexo que eles estão vivendo. É um momento que exige foco, dedicação e até renúncia. Mas o principal e ainda mais complexo é a decisão que eles têm que tomar para realizar os sonhos”, diz. “Trabalhamos a parte pedagógica e estamos trabalhando a parte emocional também”, lembra. (Marcel Scinocca)

Comentários