Buscar no Cruzeiro

Buscar

Palestra de empresário trata da violência na comunicação

11 de Outubro de 2019 às 00:01

Palestra trata da violência na comunicação Ronaldo Campos abordou o tema em evento no jornal Cruzeiro do Sul. Crédito da foto: Fábio Rogério (10/10/2019)

 

Conversar com as pessoas de forma não violenta pode salvar vidas, preservar relacionamentos e também o emprego. Se você é daqueles que acha que não deve se comportar como quem está “pisando em ovos”, prepare-se para administrar muitas frustrações em sua caminhada. Isso porque respeitar o outro e tratá-lo com a dignidade que merece é um dever e não um favor. Após ter um casamento de 28 anos desfeito, se deparar com os filhos usando drogas e constatar que seu mundo havia desmoronado, o empresário Ronaldo Campos descobriu que a base de seus problemas era a forma como se comunicava.

A dor que sentia, o fez pensar em ajudar outras pessoas, por isso fundou a Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, que se dedica ao tratamento da dependência química, e começou a espalhar pelo mundo os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV). Ele esteve nesta quinta-feira (10), em Sorocaba, no auditório do jornal Cruzeiro do Sul, para falar sobre o tema e anunciou que pretende fundar no município duas unidades, uma voltada ao tratamento e outra especializada em pós-tratamento, que se dedica a inserir ex-dependentes químicos no mercado de trabalho.

Ronaldo contou que aprendeu sobre CNV ao ler o livro de Marshall Rosemberg. A obra ensina que grande parte dos problemas entre casais, pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com palavras. “Muitas pessoas são contratadas pelas empresas por seu currículo e demitidas por não saberem se relacionar”, enfatiza Ronaldo.

Ainda conforme ele, as pessoas entram em depressão e recorrem a bebidas, drogas, suicídio porque estão em grande sofrimento. Com o uso da CNV, há uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos. Esse é o princípio que aplica não só na sua vida, mas também na comunidade terapêutica. Atualmente são seis unidades, uma delas em São Roque.

Em entrevista ao jornal, Ronaldo disse que é contra a liberação do usos de drogas. “É uma ilusão achar que acabará com o tráfico. Mesmo porque o tráfico não está relacionado apenas a drogas, mas a armamentos, a remédios. Enquanto não cuidarmos do sofrimento humano, sempre haverá uma fuga, e se não forem as drogas pode ser o suicídio”, disse. Mais dados da entidade você encontra no site Comunidade Filhos da Luz. (Da Redação)