Buscar no Cruzeiro

Buscar

Palácio da Cidadania recebe Dia D da saúde LGBT em Sorocaba

25 de Novembro de 2019 às 15:51

Palácio da Cidadania fica na avenida Afonso Vergueiro. Crédito da foto: Reprodução/Google Street View

O Palácio da Cidadania irá sediar o Dia D da saúde LGBT, neste sábado (30), das 10h às 16h, em Sorocaba. O evento é uma parceria das Secretarias da Cidadania e Participação Popular (Secid) e da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT).

Quem comparecer ao evento poderá passar por avaliações de saúde em clínica geral e especialidades, atualizar a vacinação e passar por exames, além de receber orientações sobre direitos e serviços.

A programação prevê a realização de avaliações médica e odontológica; exames para diagnóstico e orientações preventivas a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e ao câncer de colo de útero; vacinação contra o sarampo; práticas integrativas; e informações sobre direitos e serviços.

O objetivo da ação é ampliar o acesso da população LGBT aos serviços de saúde. Além de contribuir para o acesso integral e redução das desigualdades, conforme prevê a Política Nacional Integral da Saúde LGBT.

O Palácio da Cidadania fica na avenida Afonso Vergueiro, 1.238, Centro. Mais informações podem obtidas com a Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secid, pelo telefone (15) 3229-3445.

Capacitação aos servidores

No último dia 19, os coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e gestores da SES passaram por uma formação voltada à atenção básica à saúde da população LGBT, promovida pela Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secid, SES e Secretaria da Educação (Sedu). O treinamento faz parte de uma articulação visando o estabelecimento de um protocolo de atendimento voltado à saúde LGBT, desenvolvido a partir de demandas deste segmento da população.

Como próxima etapa, as secretarias municipais elaboram um decreto para regulamentar uma comissão permanente voltada à garantia de direitos da população LGBT na rede municipal de saúde, formada por representantes de diferentes setores do Poder Público e da sociedade civil. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos