Buscar no Cruzeiro

Buscar

Palacete de Cristal do Jardim Botânico ganha iluminação especial

21 de Setembro de 2019 às 00:01

Jardim Botânico ganha coleção de bambus O Palacete de Cristal é uma das atrações existente no parque, inaugurado há cinco anos. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O Palacete de Cristal, do Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas ganha, neste sábado (21), uma iluminação especial para celebrar o Dia da Árvore e a chegada da Primavera. O evento está marcado para 19h30 e contará com apresentação musical. A entrada é gratuita.

Também em comemoração à data, na manhã deste sábado (21), o parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados, receberá o plantio de mais de 100 árvores.

Para a iluminação, que permanecerá durante um mês, será utilizada energia limpa e sustentável, gerada por placas solares fotovoltaicas, instaladas pela Viridian Ecoenergia. A instalação não teve custo para o poder público.

[irp posts="34256" ]

 

Já a atração musical será promovida pela Secretaria da Cultura (Secult). O duo da Fundec é formado por Leonardo Batista (violão) e Renato Silva (flauta), que apresentará ao público um repertório de músicas populares de MPB, Jazz, Choro e Bossa Nova. O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Plantio de árvores

Neste sábado (21), o parque do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, no Jardim dos Estados, ganhará mais 100 árvores nativas. A ação será às 9h, com a participação de alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar Sorocaba). O espaço ganhará mudas de aroeira-brava, angico-branco, cabreúva, canela, embaúba, grumixama, pau-viola, pitanga, urucum, entre outras espécies. O plantio será realizado na área do parque próxima da esquina da rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha com a avenida Washington Luís.

Jardim Botânico de Sorocaba Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas, em Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

Plantio também acontece em área particular

Outra iniciativa para marcar o Dia da Árvore será realizada em Sorocaba por moradores de um condomínio particular. Pais e filhos farão o plantio de 150 mudas de árvores, entre elas ipês, neste sábado (21).

Maria Lúcia Garcia Pereira de Camargo, vice-presidente do Ibiti do Paço, afirma que a ação será das 9h às 12h, ao lado da antiga pista de bike. O objetivo é melhorar a arborização do local. Ela afirma que a maioria das mudas foi cultivada no próprio condomínio. “Cada muda vai receber uma plaquinha com o nome de quem plantou”, acrescenta.

[irp posts="109951" ]

 

Hora Verde

Nesta sexta-feira (20), Sorocaba recebeu mais de 200 mudas de árvores. A ação foi realizada dentro da iniciativa “Hora Verde”, com plantio simultâneo em 10 espaços públicos da cidade. A atividade faz parte da programação especial em comemoração ao Dia da Árvore. A atividade ocorreu também em outros 10 municípios da região. (Da Redação)