Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pais pedem transporte escolar para os filhos em Sorocaba

04 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Pais pedem transporte escolar para os filhos Escola no Altos do Ipanema deveria ser entregue em maio de 2019. Previsão agora: abril ou maio. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Pais de alunos dos bairros Carandá e Altos do Ipanema 2 reclamam da falta de transporte escolar para os filhos. Eles afirmam que os estudantes frequentam uma escola estadual no bairro Parque São Bento, que fica distante cerca de 16 quilômetros.

Além disso, os pais dizem que, por falta de transporte escolar, os alunos vão para a escola de transporte coletivo, mas os estudantes do período noturno sofrem com a falta de horários da linha que atende sobretudo os que moram no Altos do Ipanema 2.

Os pais destacam ainda que já reclamaram para a Prefeitura de Sorocaba e também para a Diretoria de Ensino da cidade, mas não foram atendidos.

Assim, por meio de um advogado, um grupo de pais entrou com ação na Justiça contra a Prefeitura de Sorocaba por conta da falta do transporte coletivo para os alunos que estudam na escola estadual Professora Dulce Esmeralda Basile Ferreira, que fica no Parque São Bento.

Na ação, o advogado alega que a falta do transporte escolar impede que os estudantes tenham acesso à educação, que é um direito de crianças e adolescentes.

Questionada a respeito, a Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba informa que os alunos pertencentes à rede municipal de ensino desta região são matriculados em unidades próximas às respectivas residências, não sendo necessário o transporte escolar.

Porém, a pasta afirma ainda que tem conhecimento que a rede estadual está com problemas no transporte escolar desta região, pois tem recebido diversas ligações de munícipes que estão sendo orientados a procurar a Diretora de Ensino de Sorocaba. “Esta demanda não corresponde às unidades municipais”, diz a Sedu.

Os pais disseram ainda que está em construção no Altos do Ipanema 2 uma unidade escolar estadual exatamente para atender os estudantes que atualmente frequentam as aulas no Parque São Bento. Porém, a obra ainda não foi concluída e inaugurada.

Na placa existente no local, a informação é que está em construção uma escola com 12 salas, cujo valor total é de R$ 4,6 milhões. Além disso, também é informada a data de início da obra: 14 de agosto de 2018, e término: 14 de maio de 2019, ou seja, a escola já deveria ter sido finalizada e inaugurada.

Estado diz que dá passe

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria da Educação do Estado a respeito, e o dirigente regional de ensino Marco Aurélio Bugni, que falou pela pasta, informou que o Estado paga passe estudantil aos alunos acima de 12 anos que moram nos bairros citados e que estudam no Parque São Bento. “Pela legislação vigente não podemos oferecer transporte escolar, com ônibus fretado, para adolescentes acima de 12 anos. Para as crianças, até 12 anos, quando necessário, o Estado fornece ônibus fretado para transporte escolar”, disse.

O dirigente confirmou que está em construção uma unidade escolar no Altos do Ipanema 2 para atender os estudantes da região, com previsão de inauguração em meados de abril ou maio. “A escola está sendo construída pela Prefeitura de Sorocaba, mas a prefeita Jaqueline Coutinho já assinou um decreto de concessão da unidade para o Estado”, aponta.

Urbes fará estudo

Sobre a falta de horários de ônibus da linha que atende os bairros Carandá e Altos do Ipanema 2, a Urbes informa que fará estudo de demanda, que constatará ou não a necessidade de alguma modificação nesses horários.

“A linha 811 - Altos do Ipanema/Terminal Santo Antônio, que atende o bairro citado pela reportagem, tem horário de retorno ao bairro saindo do terminal às 22h20, via avenida Itavuvu e até meia-noite. E também saindo do mesmo terminal, via avenida Ipanema”, informou a Urbes. (Ana Cláudia Martins)