Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pais de alunos pedem mais segurança perto de escola

03 de Abril de 2019 às 22:43

Pais de alunos pedem mais segurança perto de escola De acordo com denunciantes, local não tem policiamento à noite, nos horários de entrada e saída de estudantes. Crédito da foto: Divulgação

A insegurança ronda a Escola Estadual Professora Guiomar Camolesi Souza, na região do bairro Maria Eugênia, zona norte de Sorocaba. O problema está preocupando os pais de alunos. Segundo eles, os riscos ocorrem principalmente no horário de saída das aulas do período noturno. Porém, no momento da entrada dos estudantes já é visível a movimentação atípica no acesso à unidade escolar.

Pais de alunos reclamam de situações que envolvem a venda de drogas, incluindo a circulação de motocicletas e carros na rua Itália Biglia Massari, onde fica o portão do estabelecimento de ensino. A Polícia Militar já foi acionada, mas, segundo os pais, não há ronda no bairro nos horários de abertura do portão e no encerramento do período noturno.

Outras questões são os carros com som em alto volume e as motos que alternam paradas nas proximidades do portão da escola e circulação contínua em torno dos muros da instituição. Os contatos de pessoas alheias à escola com os estudantes também são frequentes. O pai de uma aluna lamentou que a direção do estabelecimento não possa tomar providências, porque os atos ocorrem do lado de fora.

Segurança pública

A Polícia Militar intensificou o policiamento preventivo no entorno da escola, segundo informou a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Além da Ronda Escolar, realizada nas imediações de todas as escolas, a pasta explicou que executa os programas Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e JBA (Jovens Brasileiros em Ação).

A PM disse que também patrulha a região por meio da Rocam, Força Tática, radiopatrulhamento e patrulhamento comunitário. De acordo com estatística citada pela Secretaria, o trabalho policial na área do 8º Distrito Policial -- responsável pela região onde se localiza a escola -- já resultou na queda de 37% dos roubos e na redução de 11% dos furtos.

Nota da Secretaria da Segurança Pública enviada ao Cruzeiro do Sul em resposta a questionamentos sobre a situação no entorno da “Guiomar Camolesi” dá conta de que apenas um boletim de ocorrência foi registrado na rua da escola. A Secretaria acrescenta que as polícias Civil e Militar estão à disposição da população para participar de reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Programa Vizinhança Solidária. (Da Redação)