Buscar no Cruzeiro

Buscar

Padre Flávio revela que contraiu coronavírus e está curado

20 de Abril de 2020 às 19:00

Crédito da foto: Divulgação

O gestor da Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, informou que contraiu o novo coronavírus, causador da covid-19, mas já está curado da doença. O padre, que participou de eventos nas últimas semanas, divulgou a informação por meio de nota à impressa na tarde desta segunda-feira (20).

Pela manhã, o padre Flávio confirmou ao Cruzeiro do Sul que havia testado positivo para covid-19. Entretanto, como não tinha informações do Instituto Adolf Lutz, disse que só falaria sobre a questão na quarta-feira (22), quando tinha a expectativa de receber o resultado. Como, segundo ele, o resultado saiu hoje, ele antecipou a divulgação.

Sintomas

Conforme o gestor, os primeiros sintomas começaram a surgir no final de março. "Por mais de uma semana uma dor no corpo insuportável e um pouco de febre", disse o padre, que acreditou se tratar de dengue, mas fez o teste para a doença e este deu negativo. Segundo o relato, nas últimas semanas ele teve tosse crônica e foi medicado.

Na semana passada, contou o padre, ele foi submetido a um exame de uma clínica particular que verifica a presença de anticorpos para o novo coronavírus. O resultado deu positivo e com isso foi realizado o exame PCR do Instituto Adolfo Lutz. O resultado, divulgado hoje, indicou negativo nas amostras da boca e narina.

No dia 12, o padre esteve com a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e com o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Curado

De acordo com o gestor, os resultados divergentes indicam que ele contraiu o novo coronavírus, mas não tem mais ação viral transmissível. "Adoeci sem saber que era coronavírus, meu corpo reagiu e estou totalmente curado". O padre ainda se mostrou grato por ter recebido a notícia no dia do aniversário dele. "Agora curado e imune posso servir com maior dedicação o meu próximo nesta pandemia".

Padre esteve com a prefeita e o arcebispo

O padre não detalhou as datas exatas dos sintomas e dos exames, mas participou de eventos neste mês de abril. No dia 12, ele esteve com a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, e com o arcebispo metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, para a inauguração de leitos na Santa Casa. Na inauguração, os três estavam usando máscaras faciais, mas não mantiveram a distância social recomendada pelas autoridades de saúde.

A prefeita informou, por meio de nota, que encontrou com o padre em outras duas ocasiões: na Câmara Municipal na semana passada e sexta-feira em seu gabinete. Mas em todas as ocasiões, explicou, ela esteve de máscara. No dia 17, o gestor também esteve no estúdio da Rádio Câmara, onde concedeu entrevista.

Tanto a prefeita quanto o arcebispo foram questionados e informaram que só vão fazer o exame se apresentarem sintomas, o que não ocorreu até o momento. "Se houver qualquer princípio de sintomas gripais imediatamente me dirigirá a uma unidade de saúde", informou a assessoria de Jaqueline. O arcebispo, por sua vez, disse que vai " cuidar ainda mais da quarentena para evitar possível contágio de outras pessoas". (Da Redação, com informações de Marcel Scinocca)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos