Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pacientes não sabiam de decreto e ficam sem atendimento médico

18 de Abril de 2019 às 17:40

Centenas de pacientes que foram nesta quinta-feira (18) em unidades de saúde da Prefeitura de Sorocaba porque estavam com consultas, exames e outros procedimentos marcados ficaram sem atendimento já que as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Policlínica Municipal e os ônibus Rosa (mulher) e Azul (homem) estavam fechados devido ao decreto do prefeito José Crespo (DEM), concedendo a quinta-feira como ponto facultativo.

Os pacientes reclamam que não foram avisados sobre o fechamento das unidades por conta do decreto municipal de ponto facultativo, que foi assinado pelo prefeito José Crespo na segunda-feira, dia 15. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), esclarece que ao tomar ciência do ponto facultativo dessa quinta-feira (18), a partir da última segunda-feira (15) as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Policlínica Municipal de Especialidades ‘Edward Maluf’ e a Central de Regulação Municipal efetuaram a tentativa por meio de contato telefônico para todos os pacientes que tinham agenda prevista para esse dia para que fossem informados sobre o remanejamento de nova data da consulta/exame.

[irp posts="78450" ]

 

No início da manhã, um grupo de mais de 20 pessoas que tinha agendamento para a data no Ônibus Azul não foi atendido. Pouco mais de 20 pessoas chegaram a formar uma fila na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro de Sorocaba, em frente aos dois ônibus, do homem e da mulher, mas os funcionários não apareceram. Vários pacientes estavam com o cartão de agendamento nas mãos, comprovando a data, e ficaram indignados por não terem sido avisados.

No início da manhã, um grupo de mais de 20 pessoas que tinha agendamento para o Ônibus Azul não foi atendido. Crédito da foto: Divulgação

Segundo informações do portal da Prefeitura de Sorocaba, os ônibus Rosa e o Azul estão atendendo mulheres e homens desde o dia 1º de abril na praça central e ficam no local até o fim do mês, na terça-feira (30). Os atendimentos começam a partir das 7h da manhã e seguem até o início da tarde.

Na página oficial do governo municipal também consta que para o Ônibus Azul são distribuídas 36 senhas e 14 para os atendimentos no Ônibus da Mulher. Nas duas unidades de saúde móvel são feitos exames preventivos, além de testes rápido de HIV e Sífilis. Sobre os atendimentos nos dois ônibus, a SES disse que o site foi atualizado na terça-feira (16) para a população consultar. “Além do comunicado ser dispensado em todas as unidades de saúde para informar aos cidadãos.

A situação também foi parecida nas UBSs, que estão participando da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza), que começou na quarta-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. As pessoas que foram até as unidades para levar as crianças de seis meses a menores de seis anos, e gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) que procuram as UBSs para tomar a vacina também não foram atendidas, pois estavam fechadas.

[irp posts="101274" ]

 

O mesmo ocorreu logo no início da manhã, por volta das 7h, na Policlínica Municipal, que fica no bairro Jardim Santa Rosália. Vários pacientes tinham agendamentos para a data, mas ao chegarem à unidade encontraram a mesma fechada. Os pacientes também reclamaram que não foram avisados sobre o não atendimento por conta do ponto facultativo.

Secretaria da Saúde afirma que ligou para pacientes

A SES ressalta que  ligou para todos os pacientes, alguns não atenderam e outros contatos deu caixa postal, mas nenhum cidadão ficará sem seu reagendamento, eles não ficarão desassistidos. “Por esse motivo, a SES reforça a importância para que todos os usuários mantenham atualizados os seus contatos telefônicos. Os pacientes que estiverem com seus contatos desatualizados devem procurar a sua UBS de referência para atualizar e tomar ciência da nova data para consulta/exame”, informa a pasta por meio de nota.

O decreto nº 24.760, de 15 de abril, foi publicado no Jornal do Município no mesmo dia e diz que “fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais, no dia 18 de abril de 2019, quinta-feira. O texto diz ainda que “competirá aos secretários municipais editar instruções sobre o horário a ser observado, bem como promover a organização das escalas e dos plantões, para os serviços que não possam sofrer interrupção”. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos