Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paciente é recusado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba por superlotação

19 de Março de 2019 às 05:21
Marcel Scinocca [email protected]

Número de doadores de órgãos no CHS cresce mais de 70% em um ano Fachada do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (18/07/2018)

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) teria enfrentado superlotação e recusa de paciente enviado ao local. A informação foi confirmada pela família de um morador de Araçoiaba da Serra, que esteve no local na sexta-feira passada e, sem atendimento, foi obrigado a retornar à cidade de origem.

Documento obtido pela reportagem mostra que, de fato, houve a recusa. No material, um médico do CHS demostra os motivos que levaram à situação em que o vigilante Thiago Henrique Cardoso não recebeu atendimento. “No momento, não temos condições de aceitar o senhor Thiago Henrique Cardoso devido à superlotação”, diz o texto escrito a mão. Por este motivo, orientado por um profissional da saúde, o atendimento foi negado pela unidade.

A busca por vaga para o paciente de Araçoiaba vinha desde terça-feira (11) e durou cinco dias. Ele sofreu um acidente, quebrando o fêmur. Conforme o irmão de Thiago Henrique Cardoso, houve abertura de uma vaga na cidade de Itu e ele foi internado no domingo (17). A previsão é de que ele faça cirurgia amanhã. “Ele ficou quase uma semana esperando a vaga aqui no postinho de Araçoiaba”, lembra o irmão.

A Secretaria de Estado da Saúde reafirmou ontem que, segundo a Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), o paciente foi regulado para a Santa Casa de Itu. Segundo o órgão, o atendimento no serviço foi viabilizado “após nova busca de vaga pela Cross para garantir avaliação especializada quanto à necessidade cirúrgica do paciente, visto que o caso não apresentava risco iminente ao chegar no Conjunto Hospitalar de Sorocaba”.

“O CHS recebe casos de extrema urgência, como politraumas, e é referência em cirurgia de alta complexidade. Como qualquer outro serviço de saúde, prioriza casos mais graves e urgentes que necessitam de intervenção imediata, seguindo a diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS).”

A pasta não informou o motivo da superlolação no CHS, bem como não disse que medidas estão sendo tomadas para evitar que a situação se repita. (Marcel Scinocca)

[irp posts="31070" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos