Buscar no Cruzeiro

Buscar

Paciente aguarda cirurgia há um mês

30 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Paciente aguarda cirurgia há um mês Fachada do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (18/07/2018)

Paciente internado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) aguarda há um mês por uma cirurgia endovascular. Segundo familiares, ele foi internado no CHS no último dia 30 de abril e até o momento não teve o procedimento cirúrgico marcado.

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria de Estado da Saúde a respeito. A secretaria confirmou que o paciente está internado no CHS e afirma que ele deverá passar por avaliação especializada na área endovascular na próxima semana, no Hospital Regional de Sorocaba. “Ele e os familiares serão orientados”, diz a Saúde estadual.

Conforme a família, Roberto Carnielli, 66 anos, é diabético há mais de 10 anos e tem problema de má circulação. Segundo a filha dele, Roberta Rodrigues Carnielli, o pai tem uma ferida no pé que já está necrosada. Ela teme que por conta disso e a demora para marcar a cirurgia, o pai possa ter o pé amputado. “Ele já teve a visão afetada e agora precisa fazer a cirurgia. Com a demora no agendamento da cirurgia, meu pai está tendo crises de ansiedade”, conta.

A família do paciente também teme que um prolongamento maior do idoso no CHS possa representar algum tipo de risco de contaminação pelo novo coronavírus. “Meu pai mora em Salto de Pirapora, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), e a Santa Casa do município não faz o procedimento cirúrgico que ele necessita. Eu e meu irmão moramos em São Paulo e estamos revezando as visitas para que ele não fique muito tempo sozinho no hospital, mas com a pandemia também temos medo de uma contaminação”, afirma Roberta.

A filha do idoso disse ainda que no CHS a informação sobre a cirurgia do pai é que a mesma deverá ser feita no novo Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene. “Porém, foi dito que não havia leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível lá e além da falta de material cirúrgico”, disse.

O Cruzeiro do Sul também questionou o Estado a respeito da falta de leito de UTI e de material cirúrgico para a realização da cirurgia do paciente, mas a pasta estadual apenas informou que “ele encontra-se internado e recebendo todos os cuidados na unidade, com acompanhamento por equipe multidisciplinar”. (Ana Cláudia Martins)