PA Central de Votorantim deve ficar fechado para reforma até maio

Por

O PA Central ficará fechado para reforma por até cinco meses. Crédito da foto: Reprodução / Google Street View

A UPA do Parque Jataí passou por reforma e será inaugurada na quinta-feira (5). Crédito da foto: Emídio Marques (02/12/2019)

O Pronto Atendimento (PA) Central de Votorantim será fechado nesta quinta-feira (5) para reforma. Durante esse período, os atendimentos serão transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Jataí, que será inaugurada na mesma data. Segundo a Prefeitura, a previsão da conclusão da obra é de quatro ou cinco meses, ou seja, até maio de 2020.

Por meio de nota, o governo municipal destacou que, apesar do prazo, a meta é entregar a revitalização geral em março do ano que vem, quando é comemorado o aniversário da instalação do município. A reforma na estrutura do prédio ocorre “visando garantir mais qualidade e conforto no atendimento à população”, acrescenta o texto.

Nova UPA

De acordo com a Prefeitura, neste primeiro momento a UPA do Parque Jataí funcionará com a mesma equipe de servidores do PA Central. As novas contratações deverão ocorrer ao mesmo tempo que a reforma do prédio central. O município informa ainda que o custeio da UPA terá “possível contrapartida do Ministério da Saúde após seis meses de funcionamento”.

A Prefeitura também foi questionada pelo Cruzeiro do Sul se fará um reforço nas linhas do transporte coletivo para atender a demanda da nova UPA. Em nota, o órgão disse que está em constante contato com a empresa responsável e que esta realizará monitoramentos das linhas que atendem a região. “Havendo necessidade, imediatamente a demanda será atendida”, finaliza.

UPA atenderá inicialmente com a equipe do PA Central. Crédito da foto: Emídio Marques (02/12/2019)

Cinco anos depois

A nova UPA será inaugurada cinco anos após ter sua construção concluída. O prédio começou a ser construído em 2012, com incentivos federais. A construção foi finalizada em 2014, mas foi abandonada e ficou deteriorada após atos de vandalismo. Na época, o município alegava falta de recursos para arcar com os custos operacionais.

Para entrar em funcionamento, o prédio da UPA foi reformado. As obras tiveram início em maio deste ano e foram custeadas pela Brio Engenharia, como contrapartida de empreendimentos que a empresa realiza no município. Durante os serviços, foi instalada toda rede elétrica e hidráulica, além de pintura interna e externa, entre outros reparos.

A UPA foi denominada “Dr. Daniel Mariano da Silva” e fica na rua Gilson Luiz Neto, na esquina com a Rua Carminha Celestina da Silva. A Prefeitura informou que também busca apoios para poder abrir o prédio do UPA do Jardim Paulista, construído na mesma época e também abandonado.

O PA Central ficará fechado para reforma por até cinco meses. Crédito da foto: Reprodução / Google Street View

A mudança

A previsão da direção do PA é de que o deslocamento entre as unidades ocorra entre 7h e 13h. Nesse período, todo o atendimento estará direcionado para o Parque Jataí. A Prefeitura reforça que durante todo o dia haverá uma equipe, composta inclusive com um médico de plantão, para oferecer o atendimento de retaguarda e orientações aos que comparecerem ao PA Central.

A Secretaria de Saúde informa que iniciará um trabalho de informação nas unidades de saúde sobre o início de atendimento no Parque Jataí e do fechamento do PA Central. Ainda de acordo com a Sesa, seria inviável que a obra acontecesse com o serviço em funcionamento, preservando a segurança dos pacientes.