Buscar no Cruzeiro

Buscar

Outubro Rosa reforça ações para reduzir câncer de mama

02 de Outubro de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

Outubro Rosa reforça ações para reduzir câncer de mama Cristo Redentor, cartão postal do Brasil, ganhou iluminação rosa para divulgar a campanha. Crédito da foto: Fernando Frazão / Agência Brasil (1/10/2020)

O rosa será a cor predominante durante o mês de outubro. Luzes, roupas, objetos e acessórios estarão em todos os lugares para marcar a Campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o mais incidente em mulheres no mundo. Ao longo do mês, empresas, entidades, órgãos públicos realizarão diversas atividades, on-line e presencialmente, em alusão ao tema. Ontem (1º), o Cristo Redentor, principal cartão-postal do Rio de Janeiro e do Brasil, e considerado uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, ganhou iluminação rosa alusiva à campanha.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Acima dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente. Cerca de catorze mil mulheres morrem anualmente no Brasil por causa do câncer de mama, mas a realização de exames de rotina pode ajudar a reduzir este número. Apesar de raro, este tipo de câncer também pode acometer homens, representando 1% do total de casos.

Somente no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos para este ano, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos por cem mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “O câncer de mama continua sendo o tumor de maior incidência e a principal causa de morte por câncer entre as mulheres. Na região de Sorocaba e cidades vizinhas, diagnostica-se cerca de 600 novos casos por ano”, aponta o médico ginecologista Luiz Antônio Guimarães Brondi, professor de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP).

Outubro Rosa reforça ações para reduzir câncer de mama Maysa Miceli Santini de Souza, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (13/7/2019)

De acordo com Maysa Miceli Santini de Souza, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, esses números podem aumentar ainda mais por conta da pandemia do novo coronavírus. “Muitas mulheres deixaram de fazer a mamografia e interromperam os tratamentos por medo de ir ao médico nesse período”, destaca. Por isso, Maysa reforça a importância das mulheres realizarem o autoexame frequentemente. “Quando o câncer é descoberto no começo, o tratamento é mais eficaz e o processo é mais rápido e menos agressivo. Além disso, com o diagnóstico precoce há 95% de chances de cura”, alerta.

Ações de conscientização

Para conscientizar e prevenir o câncer de mama, este ano a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer realizará lives nas redes sociais abordando a necessidade da realização do autoexame. “Como não podemos realizar palestras e eventos, iremos movimentar o tema nas redes. Essa foi a forma que encontramos para conscientizar sobre os temas. As mulheres precisam se cuidar”, destaca Maysa. Além disso, a 6ª edição da Corrida Pink do Bem, realizada anualmente pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, será virtual. “Realizamos a corrida como forma de arrecadar fundos para o pagamento de exames ginecológicos para as mulheres que aguardam na fila do SUS. Em três anos, já pagamos quase dois mil exames”. As inscrições vão até o dia 8 de outubro e devem ser feitas pelo site Ticket Agora, pelo endereço www.ticketagora.com.br .

Comprometida com a causa, a Rede Bom Lugar realiza a ação solidária Unidos Pela Vida, em prol às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. A ideia é levar esperança e motivação para as pessoas que estão enfrentando essa dolorosa batalha, dando voz a quem venceu a luta contra o câncer para serem fontes de inspiração nessa luta diária. “Investir no próximo é um grande ato solidário”, destaca Fernanda Cechetti, gerente do Centro de Distribuição da Rede Bom Lugar. Além disso, a Rede confeccionou dez mil sacolas reutilizáveis personalizadas, que estão sendo vendidas em todas as 42 lojas da marca em Sorocaba e região. Toda a renda arrecadada será revertida para duas instituições que oferecem assistência a pacientes com câncer, a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e a Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca).

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e as vinte concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias também participam da campanha Outubro Rosa. Dentre as ações previstas, mensagens que reforçam a importância dos exames preventivos serão veiculadas nos 388 painéis eletrônicos distribuídos ao longo dos 10,8 mil quilômetros de rodovias concedidas. “Vamos usar nossos canais para impactar os usuários que trafegam pelas rodovias concedidas, mas também para ajudar a colocar o tema em pauta ampliando a abrangência e levando a mensagem de combate à doença ao maior número possível de pessoas”, destaca Milton Persoli, diretor geral da Artesp. (Jéssica Nascimento)