Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operações integradas retiram pessoas em situação de rua

25 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Operação integrada faz abordagem social Um dos lugares visitados pela equipe foi a Rodoviária de Sorocaba. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Atualizada às 17h08

As operações integradas para abordagem social a pessoas em situação de rua continuam regularmente em Sorocaba, realizadas pela Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria da Cidadania (Secid), Serviço de Obras Sociais (SOS) e Polícia Militar (PM). A ação mais recente ocorreu na noite desta quarta-feira (24) e 14 pessoas foram abordadas na região central da cidade.

Desta vez, a equipe visitou três pontos: a Rodoviária, a praça em frente ao Cemitério da Saudade e a Rua Luiz Mendes de Almeida. Duas pessoas em situação de rua aceitaram ser encaminhadas ao SOS, para receber todo atendimento social. Já, as demais não aceitaram auxílio e foram orientadas sobre os riscos da situação de permanência nas ruas. Houve, também, o recolhimento de materiais inservíveis, que foram abandonados em alguns pontos.

A Secid informa que o trabalho de abordagem social compreende ainda acolher essas pessoas individualmente, levando-as para um local apropriado, onde dispõem de alimentação, condições de higiene e de pernoite.

Para tanto, a Secid conta com o apoio da população, que pode contribuir com essas ações, encaminhando informações à GCM, pelo telefone 153, em caso da constatação de pessoas vivendo nessa situação de rua.

Patrulhamento preventivo

Além de prestar apoio a essa operação, a GCM também realizou patrulhamento preventivo e de rotina em 77 pontos da cidade, entre áreas públicas e próprios, como escolas, praças e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)