Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação fiscaliza emissão de fumaça preta em veículos movidos a diesel

14 de Junho de 2019 às 00:29

Operação fiscaliza emissão de fumaça preta Testes avaliaram o funcionamento dos motores, além da densidade e cor da fumaça emitida. Crédito da foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realizou nesta semana avaliações de emissão de fumaça preta no bairro Éden. Os testes foram realizados em veículos movidos a diesel que passavam pela avenida Independência, localizada no bairro.

A blitz da Cetesb, que aconteceu na terça-feira (11), das 9h30 às 14h, realizou testes de opacidade em veículos pesados, como caminhões e ônibus, que passavam pelo local. Os mecânicos da companhia verificaram desde o funcionamento dos motores à densidade e cor da fumaça emitida pelos escapamentos.

“A necessidade de implementação de medidas para a efetiva redução das emissões de poluentes por veículos automotores deve ser efetiva na cidade de Sorocaba”, comenta Jessé Loures, secretário da Sema. “Todos devemos pensar na qualidade de ar nos grandes centros urbanos, que piora nesta época do ano, causando doenças pulmonares e poluição atmosférica”, completa.

Marília de Oliveira Almeida Leme, chefe de Seção de Controle e Fiscalização Ambiental da Sema, que acompanhou a operação, explica que essas avaliações já acontecem há pelo menos 10 anos em Sorocaba e são necessárias neste período do ano em decorrência do baixo índice de chuva. A diminuição na umidade do ar aumenta proporcionalmente a concentração de gases poluentes.

“É necessário que os motoristas estejam em dia com a manutenção de seus veículos, por isso realizamos esta ação pelo menos duas vezes ano, geralmente no inverno”, conta Marília sobre a importância das avaliações, que estão sendo realizadas por todo o Estado de São Paulo.

A Polícia Militar completou as inspeções dos veículos, avaliando outros quesitos dentro de suas competências. A ação contou com apoio da Urbes Trânsito e Transporte e da Polícia Rodoviária. (Secom Sorocaba)