Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação fecha pancadão clandestino com mil pessoas em Sorocaba

11 de Junho de 2020 às 08:34

Matéria atualizada às 23h27

 

Ação ocorreu de forma conjunta entre a Fiscalização, a GCM e a PM. Crédito da foto: Divulgação / PM

Apesar dos números crescentes de casos de coronavírus em Sorocaba e do decreto municipal que proíbe aglomeração de pessoas, em quaisquer circunstâncias, as festas clandestinas e os pancadões continuam a ser realizados em vários pontos da cidade, colocando em risco a saúde dos frequentadores e da população sorocabana como um todo, diante da possível disseminação da Covid-19.

Na madrugada desta quinta-feira (11), a partir de uma denúncia feita pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), uma operação policial terminou com uma festa clandestina que estava sendo realizada numa chácara localizada na Estrada dos Martins, na zona norte de Sorocaba. Participaram da ação a Polícia Militar (PM), a Guarda Civil Municipal (GCM) e o setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba.

No momento do flagrante, por volta das 2h, cerca de mil pessoas estavam no local, inclusive jovens, havia som alto e consumo de bebidas alcoólicas e drogas. Ninguém usava máscara, protetor facial obrigatório por lei na cidade. Três pessoas foram detidas, entre elas, o responsável pelo imóvel. Os participantes do pancadão foram mandados de volta para casa, mas muitos fugiram do local pulando cercas e acessando chácaras vizinhas.

Um rapaz de 23 anos, segundo a Prefeitura, se apresentou como um dos organizadores do evento. Ele foi levado ao Plantão Policial Norte por descumprimento à quarentena e isolamento social, o que colocou em risco a saúde pública. Ele foi autuado pelo crime de desobediência, mas pagou fiança e foi liberado. Além disso, o rapaz foi multado pelo município em R$ 6 mil por conta da realização de evento irregular.

Outras duas pessoas, segundo a Polícia Militar, foram presas por tráfico de drogas ao serem flagradas comercializando lança-perfume. Os entorpecentes foram encontrados dentro de um veículo estacionado no local. Ambos também foram encaminhados à delegacia onde foram autuados em flagrante e permaneceram detidos.

Um veículo foi recolhido e também foi apreendida uma grande quantidade de bebidas alcoólicas, entre elas, 65 litros de destilados, 44 garrafas, 30 long necks e 100 latas de cerveja, 50 garrafas mais 30 frascos de destilados e 24 garrafas de energético, além de 50 pacotes de cigarros. Segundo o setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba, a procedência das bebidas é “duvidosa”.

Em vários locais

Os pancadões têm se multiplicado em Sorocaba nos últimos meses, colocando em risco os frequentadores, por causa da pandemia de Covid-19, e causando preocupação entre os moradores próximos dos locais onde são realizados.

Reclamações têm sido enviadas ao jornal Cruzeiro do Sul, por meio do facebook do jornal, de eventos desse tipo em bairros da zona norte da cidade, mas também nas zonas sul e oeste. Muitas vezes esses pancadões acontecem, inclusive, de domingo para segunda, terminando somente nas primeiras horas da manhã, causando transtornos à população que necessita repousar para trabalhar no dia seguinte.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal, (GCM), a Prefeitura intensificou a fiscalização após denúncias desses pancadões em bairros da periferia. “É irresponsável quem organiza esse tipo de evento, em plena pandemia. Estamos de olho em quem faz isso”, disse o comandante da GCM de Sorocaba, Marcos Mariano, que participou da blitz realizada na madrugada desta quinta-feira (11).

Sorocaba está na faixa laranja (2) do Plano São Paulo, de reabertura gradual das atividades econômicas, com risco de regredir para a fase vermelha (1), a mais restritiva, em razão do aumento no número de casos, mortes e internações pela Covid-19. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)

https://www.youtube.com/watch?v=5W1LJf92hIM&feature=youtu.be