Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Operação Dignidade' vistoria três pontos em Sorocaba

23 de Maio de 2019 às 16:28

Equipes vistoriaram debaixo da ponte Roberto Luiz Alfredo Berti, no bairro Jardim Prestes de Barros. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A "Operação Dignidade", realizada pela Prefeitura de Sorocaba, vistoriou três pontos da cidade, na manhã desta quinta-feira (22). Segundo a pasta, no total, foram fiscalizados três pontos da cidade, com um total de 11 pessoas abordadas. A ação contou com a Secretarias de Política sobre Drogas (SEPOD), Igualdade e Assistência Social (SIAS), Conservação, Serviços Públicos e Obras (SERPO), além do S.O.S., Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

A primeira vistoria foi realizada na Praça João Nayruki Sugui, na Vila Helena, local conhecido por denúncias envolvendo tráfico de entorpecentes e bailes funk. No momento da averiguação, quatro pessoas foram abordadas, e confessaram que estavam no local para consumir álcool e drogas.

Os abordados foram orientados, mas recusaram qualquer tipo de encaminhamento ou tratamento. Três delas, inclusive, não estavam em situação de rua, possuindo residência. A quarta pessoa abordada possuía passagem na Justiça por roubo e foi encaminhada pela GCM ao plantão policial da zona norte. No local, diversos materiais inservíveis, isto é, entulho e lixo, foram retirados pelo caminhão da Secretaria de Obras.

Redondezas do Terminal São Paulo foram fiscalizadas na ação. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

No mesmo bairro, as equipes foram para a rua Belo Horizonte, paralela à Praça. No local duas pessoas foram encontradas e abordadas, uma em situação de rua e a outra com residência. Questionadas, relataram usar álcool e drogas, tendo recusado qualquer tipo de tratamento.

Foi realizada abordagem em frente ao Terminal São Paulo, sendo recolhidos diversos materiais. No local, quatro pessoas foram orientadas, sendo todas usuárias de álcool. Duas delas possuem residência, sendo que as demais se encontram em situação de rua. Em contato com as equipes, todas recusaram qualquer tipo de encaminhamento ou tratamento.

Por fim, foi realizada vistoria na rua Roberto Luiz Alfredo Berti, bairro Jardim Prestes de Barros, local que possui um córrego, que estava servindo de morada para pessoas em situação de rua e usuários de drogas.

Após as equipes recolherem grande quantidade de material inservível, um homem foi encontrado sob a ponte, e após ser abordado, admitiu ser usuário de crack, solicitando tratamento. Ele foi encaminhado pela equipe do Serviços de Obras Sociais (S.O.S) para receber atendimento. (Da Redação, com informações da Secom)

[gallery columns="2" size="medium" ids="122449,122450"]

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos