Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Operação Dignidade' é realizada no Centro e em Aparecidinha

19 de Junho de 2019 às 17:42

Operação passou pelo Largo Antônio José da Silva, em Aparecidinha. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

A 'Operação Dignidade', que tem como objetivo identificar pessoas em situação de rua, oferecendo assistência para o retorno ao convívio social, foi realizada no Centro e no bairro Aparecidinha, pela Prefeitura de Sorocaba, na manhã desta quarta-feira (19).

A ação teve início na rua Santa Clara na altura do número 317, aonde uma pessoa foi entrevistada, usuária de álcool e crack, que recusou qualquer tipo de ajuda. Na Rua Moacyr Figueira, as equipes passaram em três pontos, na altura do número 43. Na vistoria, apenas materiais inservíveis foram recolhidos.

Já na linha férrea ao lado da Escola Municipal Matheus Maylasky, foi entrevistada mais uma pessoa, a qual também, após ser orientada, não aceitou qualquer tipo de encaminhamento. Ao lado da CEI 86 somente foram recolhidos materiais inservíveis do local.

Na sequência, as equipes foram até a praça Pedro de Toledo, em frente ao Cemitério Municipal da Saudade, onde foram entrevistadas mais seis pessoas, todas usuárias de álcool. Mas, apenas duas delas, que recusaram acolhimento, eram pessoas em situação de rua, as outras quatro estavam apenas passando pelo local. Materiais também foram recolhidos.

Para finalizar a operação, as equipes passaram pelo Largo Antônio José da Silva, no bairro da Aparecidinha, onde mais quatro pessoas foram entrevistadas, todas usuárias de álcool e residentes na região. Após serem cadastradas e orientadas, recusaram os tratamentos ofertados.

A ação foi promovida por meio das Secretarias de Políticas Sobre Drogas, Segurança e Defesa Civil, Serviços Públicos e Obras e Igualdade e Assistência Social, com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e do S.O.S. (Da Redação, com informações da Secom)