Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação contra desvios na merenda cumpre mandados em Sorocaba e região

26 de Novembro de 2019 às 08:11

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal. Crédito da foto: Emídio Marques

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Cadeia Alimentar II, para apurar irregularidades em licitações e desvio de verbas relacionados à compra de merenda escolar de 50 municípios do Estado de São Paulo. Na região, Sorocaba, Votorantim e São Roque estão entre as cidades que são alvo dos mandados.

Policiais federais deram cumprimento a 57 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão temporária, expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Ribeirão Preto. Em Sorocaba são dois mandados de busca e um de prisão, em Votorantim um de busca e em São Roque dois de prisão e três de busca.

Segundo a PF, a ação coletar elementos que complementem as informações obtidas em colaboração premiada formalizada por dois investigados junto a Polícia Federal e Ministério Público Federal, após terem sido alvos na primeira fase da investigação (Operação Cadeia Alimentar – maio/2018).

Entre os alvos da operação estão empresários, lobistas, servidores e ex-servidores públicos, uma vereadora, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários de governo. Os mandados de buscas estão endereçados à residências, empresas, três prefeituras e uma Câmara dos Vereadores.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crime de organização criminosa, fraude à licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa, prevaricação e corrupção passiva, cujas penas, somadas, podem chegar a 28 anos de prisão.

A lista com todas as cidades envolvidas pode ser conferida aqui. Mais detalhes sobre a operação serão divulgadas ainda nesta manhã, em entrevista coletiva na Delegacia de Polícia Federal em Ribeirão Preto.