Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação autua 141 veículos e fiscaliza denúncias de aglomeração em Sorocaba

11 de Abril de 2021 às 12:50

A ação ocorreu em locais onde costuma ocorrer concentração de jovens. Crédito da foto: Divulgação/ Secom Sorocaba

Uma operação integrada para coibir “pancadões” e aglomerações autuou 141 veículos e fiscalizou 10 locais públicos e nove estabelecimentos em Sorocaba, após denúncias. A ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) ocorreu a partir das 20h de sábado (10) e prosseguiu até a madrugada deste domingo (11).

Do total de veículos autuados, 13 deles acabaram recolhidos. Durante a ação, uma mulher foi detida por tráfico de drogas em um bloqueio de uma via na Vila Helena, pois tinha um tijolo de maconha dentro do carro. A mulher foi encaminhada para a Delegacia Participativa de Polícia (DPP) da Zona Norte.

A operação mobilizou 14 GCMs, em seis viaturas, e 18 PMs, em seis viaturas e seis motos. Ainda, atuaram dois agentes do setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura. A equipe se reuniu na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior (7º BPMI), no Cerrado, de onde as equipes partiram para diferentes pontos da cidade.

A ação ocorreu em áreas públicas no Jardim Paineiras, Parque Vitória Régia, Vila Helena e Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), locais onde costuma ocorrer concentração de jovens.

Averiguações

Durante o último plantão noturno, a GCM atendeu a 10 ocorrências para fiscalizar possíveis aglomerações, também decorrentes de denúncias feitas por munícipes, por meio do telefone 153. Os guardas permaneceram nesses pontos até que as pessoas encontradas deixassem os locais.

Na noite de sábado, por exemplo, havia 20 pessoas em uma praça na Vila Haro. Já na madrugada de domingo, à 1h, mais 20 pessoas foram localizadas em uma pista de skate no bairro Central Parque. Também em uma praça, mas no Jardim dos Dálmatas, à 1h30 havia mais 20 pessoas aglomeradas. Às 3h40, uma equipe da GCM ainda esteve no Parque da Vila Formosa, para atender a um caso semelhante.

A GCM também realizou patrulhamento preventivo em 50 próprios municipais, como unidades de saúde e de educação, de maneira a garantir a segurança. Em uma escola no bairro Sorocaba Park, uma equipe avistou uma escada encostada no muro, mas, depois de realizar a vistoria no local, não constatou nenhuma ocorrência.

Além do telefone 153 da GCM, a população também pode acionar o telefone 190, da PM, para fornecer informações que colaborem no trabalho das autoridades. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)