Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ônibus voltam a circular em Votorantim e nas linhas intermunicipais

21 de Abril de 2020 às 10:58

Segundo a empresa, o número de usuários teria caído em 90% em virtude pandemia de coronavírus. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/4/2020)

Os ônibus da Viação São João voltaram a circular normalmente na manhã desta terça-feira (21) em Votorantim e nas linhas intermunicipais da região. A empresa havia interrompido a operação sob a alegação de que está “à beira de um colapso” financeiro, já que o número de usuários teria caído em 90% em virtude pandemia de coronavírus.

O retorno das atividades em Votorantim ocorre depois que a Prefeitura fez uma proposta de aumentar o subsídio à concessionária, que foi aceita pela empresa e pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região. O acordo, porém, não contempla os transportes urbano e escolar de Salto de Pirapora e de São Miguel Arcanjo.

O sindicato da categoria afirma que continuará a negociar com o Grupo São João um acordo para esses trabalhadores. Além das linhas urbanas de Votorantim, voltaram a operar nesta terça as linhas Votorantim/Sorocaba, Salto de Pirapora/Sorocaba e Piedade/Sorocaba.

O retorno das atividades em Votorantim ocorre depois que a Prefeitura fez uma proposta de aumentar o subsídio à concessionária. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/4/2020)

Segundo a prefeitura, o acordo foi firmado após proposta de aumento do subsídio por parte do poder público à operadora do transporte, a qual aceitou a proposta e entrou em acordo com o sindicato. Segundo o secretário de Governo, Carlos Laino, o valor do repasse a fundo perdido oferecido para socorrer a empresa gira em torno de R$ 200 mil e é referente aos meses de abril e maio.

No final da tarde de segunda-feira (21), os funcionários aprovaram em assembleia o acordo que prevê adesão à Medida Provisória 936, com redução de jornada e de salário nas porcentagens de 50% e 70% ou suspensão de contrato de trabalho em alguns casos, mantendo pagamento do piso salarial e preservação de direitos e empregos.

As prefeituras de Salto de Pirapora e de São Miguel Arcanjo foram procuradas para comentar as negociações referentes ao transporte urbano e escolar nessas cidades, onde o grupo São João tem concessão, mas não estão cumprindo expediente em virtude do feriado de Tiradentes.

Galeria

Confira a galeria de fotos